F1: Red Bull encontrou benefícios com novo motor Honda; entenda
Max Verstappen foi o mais rápido nos testes de pré-temporada no Bahrein com RB16B
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A Red Bull conseguiu projetar um novo modelo para temporada de 2021 da Fórmula 1 muito mais compacto graças à colaboração da Honda, que forneceu uma unidade de potência totalmente redesenhada. Mas será o suficiente para vencer a Mercedes?
Max Verstappen foi o mais rápido nos testes de pré-temporada no Bahrein com o RB16B, um carro que evoluiu em relação ao ano passado e que parece ter melhorado muito no inverno europeu.
Em Milton Keynes eles trabalharam muito para oferecer a Verstappen e Sergio Pérez uma máquina com expectativas de desafiar a atual campeã mundial.
O engenheiro Adrian Newey parece já ter recuperado o downforce perdido com a introdução dos novos regulamentos da FIA, otimizando um RB16 que já havia vencido no final do ano passado em Abu Dhabi, na corrida final da temporada de 2020.
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Il retrotreno della Red Bull Racing RB16B
Photo by: Giorgio Piola
A nova suspensão traseira foi projetada para levar os conceitos aerodinâmicos ao extremo: os braços que compõem o triângulo inferior (se ainda podemos chamar de um triângulo) foram movidos para trás em relação ao semieixo, se tornando uma espécie de corpo de asa que funciona em sinergia com o extrator.
A junta foi inclinada (e do ponto de vista puramente mecânico certamente não é uma vantagem porque está sujeita a forças de torção adicionais) graças à elevação do diferencial que permitiu criar um grande canal que alimenta o difusor com uma etapa de ar.
Em todo esse refinamento do projeto, há também o desejo da Honda de deixar a F1 até o final do ano, levando os japoneses a avançar para 2021 alguns conceitos que deveriam ter estreado no carro de efeito solo em 2022.
A Honda declarou que superou a potência do motor Mercedes do ano passado, contribuindo com cerca de vinte cavalos a mais para Red Bull e AlphaTauri, sem saber que em Brixworth aumentaram a barra em quase trinta cavalos. De todo modo, é claro que a fabricante japonesa reduziu a distância da unidade projetada pelo chefe da divisão de motores Hywel Thomas.
O descolamento da tampa do motor do RB16B que Sergio Pérez sofreu durante os testes mostrou ao mundo que o motopropulsor RA621H tem uma embalagem muito mais compacta, resultado de um motor endotérmico revisado na parte superior.
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Toyoharu Tanabe, Direttore tecnico F1 Honda
Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images
O diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe, explicou claramente as intervenções que fizeram.
"Temos uma unidade de potência mais compacta com a modificação das cabeças dos cilindros, então o motor agora é menor e mais baixo."
“Também intervimos na separação dos cilindros e conseguimos compactar o motor de seis cilindros."
Tanabe acrescentou: "Com uma unidade de potência mais compacta, permitimos que a Red Bull fizesse um carro mais compacto que oferece vantagens aerodinâmicas. Em termos de sistema híbrido, trabalhamos no turbo e no compressor".
Nos testes do Bahrein, Red Bull e AlphaTauri impressionaram com os dois tempos mais rápidos e, acima de tudo, com 4.281 quilômetros percorridos sem problemas graves de confiabilidade. Em suma, o desafio para a Mercedes parece lançado.
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