F1: Red Bull lidera sexta-feira em Mônaco, mas Ferrari pode conquistar a pole
Alonso é franco-atirador com a Aston Martin, mas sua situação é melhor do que a da Mercedes; veja análise
Foi uma sexta-feira mais longa e complicada do que o normal para a Red Bull, mas as mudanças de acerto antes do segundo treino livre do GP de Mônaco de Fórmula 1 deram aos pilotos confiança nas curvas e bumps, permitindo que o holandês Max Verstappen terminasse o primeiro dia na frente.
Mas as duas Ferrari, especialmente o monegasco Charles Leclerc, estão 'no cangote' do bicampeão: os pontos positivos do modelo SF-23 da Scuderia ficam evidentes nessa pista e a competitividade foi vista desde as primeiras voltas do primeiro treino livre, liderado pelo espanhol Carlos Sainz.
Espera-se uma batalha a três pela pole position, com o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, no papel de franco-atirador. Verstappen é o líder, mas as margens não são as habituais. Leclerc, segundo, está a 0s065 de Max. Sainz, terceiro, a um décimo. Alonso, quarto, a dois.
Além disso, na primeira metade do treino livre inaugural, Verstappen reclamou muito com a equipe, julgando o carro difícil de pilotar em alguns trechos. Por isso, engenheiros da Red Bull aumentaram a altura do RB19, dando um pouco de margem aos pilotos nas partes sinuosas e cheias de bumps.
O trabalho foi ainda mais refinado antes do TL2 e Max Verstappen reencontrou seu sorriso: “Posso confirmar que as coisas correram muito melhor, a confiança no carro é fundamental nesta pista. Você não pode 'atacar' os centímetros da pista se não tiver o sentimento certo. Ainda estamos um pouco carentes em alguns aspectos, mas podemos melhorar a forma como o carro lida com os freios, ainda temos algum tempo antes de sábado. Será fundamental, dadas as pequenas margens desta sexta".
Verstappen sabe que o resultado da classificação não é óbvio. A noite nos simuladores da Red Bull promete ser longa e Max está ciente de que o ganho possível pode não ser suficiente se seus oponentes diretos derem um passo maior. Especialmente as Ferrari, pois Sainz e Leclerc confirmaram o que era esperado na véspera do fim de semana monegasco: a falta de curvas rápidas lhes permite aproveitar o projeto SF-23 e a competitividade foi vista desde o princípio do primeiro treino livre.
Sainz liderou e depois Leclerc prevaleceu na segunda sessão, na qual Carlos também vinha bem, até que beliscou o muro. O espanhol precisará de um 'reset' no TL3, mas a impressão que surgiu no final da sexta-feira é de que será uma batalha a três pela pole, com a Aston Martin como outsider.
De todo modo, o ritmo de Alonso mostrou-se muito bom, e provavelmente se a classificação fosse no estilo Indianápolis, com média em quatro voltas, Fernando poderia estar mais otimista. Mas a qualificação deste sábado vai exigir uma volta voadora, e não há muitos que apostem que é o 'campo de caça' perfeito para o espanhol. Há uma pequena chance, mas pequena. Porém, sua situação é bem melhor que a dos pilotos da Mercedes, mesmo com as atualizações no W14.
Para os engenheiros, foi o primeiro dia de atividade na pista com o carro profundamente revisado. O britânico Lewis Hamilton falou um pouco sobre as novidades, ainda que de forma enigmática: Em uma área em particular crescemos muito, mas não vou dizer qual. Não acho que temos 0s500 de melhorias, mas vamos trabalhar nisso". A ver... De qualquer forma, largar à frente é sempre vital em Mônaco, que permite poucas ultrapassagens mesmo com uma prova de 78 voltas. Domingo, às 10h!
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.