F1: Red Bull revela quantos quilos extra tinha RB18 e impacto causado pelo 'sobrepeso'
Helmut Marko, consultor da equipe de Milton Keynes ainda explicou por que Verstappen se deu melhor com a versão 'magra' do carro em relação a Pérez
O RB18 entrará para história como um dos carros de Fórmula 1 mais vitoriosos de todos os tempos, já que a Red Bull conseguiu ganhar 17 dos 22 GPs disputados neste ano. No entanto, a confiabilidade e o sobrepeso do carro complicaram o início da temporada para a equipe de Milton Keynes. Agora que que o ano esportivo acabou, Helmut Marko revelou alguns números pela primeira vez.
"Começamos a temporada com bastante sobrepeso. Bom, não o próprio Max, claro, mas o carro sim", sorriu Marko ao bicampeão mundial que estava ao seu lado em uma entrevista à Servus TV da Áustria.
"O que você precisa saber: dez quilos extra representam perder três décimos por volta. Nosso carro pesava quase vinte quilos a mais. Internamente sabíamos que tínhamos uma reserva incrível atrás, que havia muito para melhorar", explicou.
A vantagem dentro deste problema era que a Red Bull tinha uma direção de desenvolvimento muito clara. "Se você testa algo no túnel de vento, você realmente está testando e não nenhuma garantia de algo vai funcionar, mas sabíamos que poderíamos ganhar cinco décimos se reduzíssemos o peso."
Verstappen aproveitou mais que Pérez a perda de peso
A perda de peso funcionou gradativamente e teve um bom efeito secundário para Max Verstappen em relação a Sergio Pérez.
"A medida em que o carro foi ficando mais rápido, foi se adaptando melhor ao estilo de pilotagem de Max. Ele quer uma frente afiada e um pouco de sobreviragem. Poucos pilotos podem pilotar com isso, mas para Max é ideal. Sabíamos: sim, dermos a ele uma bom carro em termos de dirigibilidade, ele poderá superar a concorrência. Isso também explica porque as corridas mais fortes vieram de Max (e não de Pérez). Sergio, claro, teve duas vitórias, mas como o carro parecia diferente, a combinação carro-piloto (com Verstappen) ficou enormemente forte. Com a estratégia, acho que também nos saímos bem em quase todas as corridas. Depois da Austrália, nós também não tivemos nenhuma falha técnica, então tudo correu bem."
astidores da possível 'volta' da Honda à F1, como montadora ou equipe própria
Podcast Motorsport.com debate os pilotos destacados da F1 2022; ouça já!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.