Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1: Russell aponta que Leclerc se defendeu de forma "questionável" em Silverstone

"Eu estava prestes a ultrapassá-lo por dentro e, bem na zona de frenagem, ele veio com bastante agressividade."

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, George Russell, Mercedes F1 W14

George Russell acusou Charles Leclerc de "defesa questionável" durante o GP da Inglaterra de Fórmula 1, sugerindo que algumas das manobras do piloto da Ferrari foram "no limite ".

Leia também:

Russell acompanhou Leclerc de perto nas primeiras 18 voltas da corrida, mas não conseguiu ultrapassá-lo até que ele fizesse uma primeira parada antecipada. Mais tarde, Russell saiu de seu próprio pit stop atrás do monegasco, depois de ter feito um primeiro stint excepcionalmente longo com os pneus macios.

Os dois tiveram uma breve, mas espetacular, disputa antes do britânico passar por ele e chegar ao quinto lugar.

"Eu me senti bem com esses pneus", disse Russell sobre seu primeiro stint. "Foram 28 voltas a um segundo de um carro à frente. Acho que eu poderia ter feito ainda mais se o ar estivesse limpo. Eu me senti muito bem com aquele pneu e com o nosso carro."

"Fiz o melhor que pude para ultrapassar Charles, com uma defesa questionável em alguns momentos. Mas isso não teria mudado minha corrida. Se eu o tivesse ultrapassado, provavelmente teria chegado ao boxe ainda mais cedo."

"Provavelmente, as duas McLarens teriam feito o pit stop para me cobrir. Então, provavelmente eu teria terminado em quinto."

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, George Russell, Mercedes F1 W14

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, George Russell, Mercedes F1 W14

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Solicitado pelo Motorsport.com a falar mais sobre as manobras de defesa de Leclerc, Russell disse: "Foi só uma questão de frear na curva 16. Eu estava prestes a ultrapassá-lo por dentro e, bem na zona de frenagem, ele veio com bastante agressividade."

"Isso claramente não é permitido pelas regras. Mas quando você tem uma oportunidade de ultrapassagem e [ele recebe] uma espécie de advertência por isso, é um pouco frustrante."

Russell disse que não tinha planos de abordar o assunto na próxima reunião de pilotos.

"Acho que não preciso", observou: "Foi um fato muito delicado. Preciso ver um vídeo novamente. Parecia estar no limite dentro do carro, ou talvez um pouco acima do limite. Ainda não vi um replay. Não estou muito preocupado com isso no momento."

Russell admitiu que esperava poder brigar com as McLarens na última parte da corrida, quando estava com o pneu médio e Lando Norris e Oscar Piastri tinham feito uma troca surpresa para os duros.

"Achei que seria bem claro, Lewis [Hamilton] e eu em P2 e P3, e até logo", disse ele. "Mas não pude acreditar como eles ligaram bem os pneus e conseguiram fazer a corrida. Talvez se eles tivessem colocado o macio em seu carro, talvez não tivesse funcionado da mesma forma que no nosso."

"E, da mesma forma, se tivéssemos colocado os duros, provavelmente não teria funcionado da mesma forma que no carro deles. "Mas, sim, para mim, o médio/duro foi definitivamente a estratégia errada. O macio era certamente o melhor pneu. E eles estavam apenas um e meio, dois décimos à nossa frente."

Russell também assumiu a responsabilidade pelo atraso no pit stop: "Acho que provavelmente só perdemos cerca de um segundo e pouco. A culpa foi minha, ataquei demais a entrada e travei os pneus. É um pouco assustador para os pilotos quando o carro não está sob controle. Isso não mudou minha corrida."

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Brad Pitt vive "melhor momento da vida" em gravação de filme sobre F1 e diz que longa será "o mais autêntico possível"
Próximo artigo F1: Red Bull sinaliza que Pérez não está ameaçado caso mantenha vice e volta a fechar portas para Ricciardo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil