F1: Russell, Ocon e Gasly são punidos com a perda de posições no grid do GP de São Paulo por infrações no pitlane; entenda

Decisões dos comissários afetaram grid de largada para a prova do domingo

George Russell, Mercedes-AMG, is interviewed after Qualifying

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A classificação acabou, a chuva caiu e, junto com ela, começaram a sair as convocações dos comissários para resolverem com os pilotos as irregularidades da sessão que definiu o grid de largada para o GP de São Paulo de Fórmula 1.

Quatro pilotos foram convocados pelos comissários para prestarem esclarecimentos após incidentes de impedimento (atrapalhar outro competidor). E George Russell foi o primeiro penalizado: o piloto da Mercedes foi punido com duas posições no grid de largada para a corrida de domingo. Com isso, ele larga da oitava colocação. O mesmo aconteceu com os franceses Esteban Ocon e Pierre Gasly, da Alpine.

Leia também:

No caso de Russell, o britânico foi penalizado por não ter cumprido as orientações da FIA (Federação Internacional do Automobilismo) feitas antes do início das atividades de pista, em relação à saída dos pits durante a classificação. No caso, ele não ficou junto ao guard rail esquerdo da saída do pitlane enquanto guiava lentamente pela via de retorno ao traçado do Autódromo José Carlos Pace. Gasly e Ocon foram penalizados pelos mesmos motivos.

 

 

As convocações

O 'recordista' do dia com relação às convocações é justamente Gasly. O francês da Alpine recebeu duas: uma por passar Russell nos boxes e outra por atrapalhar carros na saída do pitlane, incluindo Ocon.

Russell foi atrapalhado e atrapalhou Ocon no pitlane, sendo convocado pelos comissários por isso e por falha no cumprimento das notas da direção de prova, mesmo motivo pelo qual Sergio Pérez recebeu a convocatória. No caso de George, punição pela 'não-ida' ao canto esquerdo da pista na saída do pitlane enquanto rodava em baixa velocidade.

1 - Max Verstappen, holandês da Red Bull
2 - Charles Leclerc, monegasco da Ferrari
3 - Lance Stroll, canadense da Aston Martin
4 - Fernando Alonso, espanhol da Aston Martin
5 - Lewis Hamilton, britânico da Mercedes
6 - Lando Norris, britânico da McLaren
7 - Carlos Sainz, espanhol da Ferrari
8 - George Russell, inglês da Mercedes* (punido em 2 posições por infração no pitlane)
9 - Sergio Pérez, mexicano da Red Bull
10 - Oscar Piastri, australiano da McLaren
11 - Nico Hulkenberg, alemão da Haas
12 - Kevin Magnussen, dinamarquês da Haas
13 - Alex Albon, anglo-tailandês da Williams
14 - Esteban Ocon, francês da Alpine* (punido em 2 posições por infração no pitlane)
15 - Pierre Gasly, francês da Alpine* (punido em 2 posições por infração no pitlane)
16 - Yuki Tsunoda, australiano da AlphaTauri
17 - Daniel Ricciardo, australiano da AlphaTauri
18 - Valtteri Bottas, finlandês da Alfa Romeo
19 - Logan Sargeant, norte-americano da Williams
20 - Zhou Guanyu, chinês da Alfa Romeo

VERSTAPPEN é POLE no BRASIL com LECLERC e STROLL no top 3! Confira a análise AO VIVO no SEXTA-LIVRE

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários, previsão do tempo e como assistir o sábado de sprint do GP de São Paulo em Interlagos
Próximo artigo F1: Com punições a Russell, Ocon e Gasly, veja o novo grid de largada para o GP de São Paulo, no domingo, em Interlagos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil