Recomendado para você

F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC
WEC
Bahrein
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo
F1: Bortoleto dá 'explicação' sobre o que causou batida na sprint de São Paulo

F1: Bortoleto dá 'explicação' sobre o que causou batida na sprint de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto dá 'explicação' sobre o que causou batida na sprint de São Paulo

F1 seguirá deletando voltas feitas sob bandeira amarela dupla no México

Teste do novo sistema foi realizado em Austin com boa recepção entre os pilotos

Marshals wave the yellows and deploy the Safety Car board

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, revelou que o processo de deletar voltas feitas sob bandeira amarela dupla será usado novamente no GP do México deste fim de semana, dando continuidade ao teste do novo formato, proposto após a não-punição de Fernando Alonso na Turquia por melhorar seu tempo de volta na classificação sob as mesmas condições.

Após críticas e discussões com as equipes, a FIA propôs o teste de um sistema em Austin que automaticamente deleta voltas feitas nos treinos livres ou na classificação para qualquer piloto que cruza uma zona de bandeira amarela dupla.

Leia também:

Criado em um formato similar ao de limites de pista, o sistema foi projetado para encerrar qualquer debate sobre um piloto ter reduzido a velocidade suficientemente ou não, especialmente quando as condições de pista vão mudando em uma sessão, mexendo também no significado de uma volta "significativa".

As notas do diretor Masi, entregue às equipes a cada final de semana, reforçam que "qualquer piloto que passe por uma área de bandeira amarela dupla deve reduzir sua velocidade significativamente ou se preparar para mudar a direção ou até mesmo parar".

"Para que os comissários estejam satisfeitos com um piloto cumprindo tais requerimentos, deve ficar claro que ele não pode tentar fazer uma volta significativa. Para qualquer propósito prático, um piloto que passar pela zona de amarela dupla terá seu tempo deletado".

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C41

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C41

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

A iniciativa foi bem recebida pelos pilotos em Austin, sendo que apenas um teve sua volta deletada durante todo o final de semana.

"Certamente funcionou para uma primeira vez. Tivemos que fazer isso apenas uma vez. Foi Kimi [Raikkonen] durante o TL3, se não me engano. Então vamos seguir com isso no México. Temos algumas coisas para testar e acelerar o sistema".

"Mas parece que acertamos nesse sentido, e todos os pilotos apoiaram bastante isso por ter sido bem claro, e possivelmente por não terem os engenheiros discutindo o que é significativo ou não".

Apesar de Raikkonen ter sido o único com uma volta deletada em Austin, houve também um cenário incomum na classificação quando Lance Stroll abandonou uma volta quando viu as amarelas duplas após a rodada de Antonio Giovinazzi no Q1, por acreditar que perderia sua volta.

O canadense não passou para o Q2 e descobriu que as amarelas haviam sido retiradas justo antes que ele entrasse na sessão. Se não tivesse tirado o pé, sua volta teria sido computada normalmente.

F1 - RESSURREIÇÃO: FERRARI mais PRÓXIMA de alcançar POTÊNCIA do motor MERCEDES? Entenda a teoria

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #141 – É o fim da linha para Mercedes e Hamilton após GP dos EUA?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 quer mudar sistema de pontuação de corridas sprint em 2022
Próximo artigo F1 planeja que equipes expliquem atualizações publicamente a cada corrida

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros