F1: Sydney planeja circuito de rua 'estilo Mônaco' buscando assumir GP da Austrália no lugar de Melbourne

Proposta faz parte do projeto do governo de Nova Gales do Sul para acelerar recuperação do estado após a Covid-19

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Diversos veículos de imprensa australianos noticiam que o governo de Nova Gales do Sul avalia a criação de um circuito de rua na cidade de Sydney para que a cidade possa assumir o GP da Austrália de Fórmula 1 no lugar de Melbourne.

A proposta prevê um circuito no estilo de Mônaco, que seria construído ao redor do mundialmente famoso porto de Sydney.

Leia também:

Segundo informações, "negociações sensíveis e de alto nível" estão em andamento sobre a candidatura ao GP da Austrália, com o governo local pretendendo injetar dezenas de milhões de dólares em eventos de grande porte para acelerar a recuperação do estado após a Covid-19.

Sydney e Nova Gales do Sul foram particularmente afetadas pelo vírus. A cidade, que é a maior da Austrália, saiu apenas recentemente de um lockdown que durou meses, graças ao avanço da vacinação.

Stuart Ayres, ministro de investimento de Nova Gales do Sul é quem lidera o projeto. O canal 7News diz que membros do governo confirmam as negociações, mas que não falarão oficialmente sobre até que a viabilidade do circuito de rua seja analisado a fundo.

O circuito permanente Sydney Motorsport Park no lado oeste da cidade, que possui um sistema de iluminação de última geração é também uma opção para um GP em Sydney, mas o governo ainda prefere a criação da "versão australiana de Mônaco".

Mas o mais cedo que Sydney poderia assumir o GP da Austrália seria em 2026, já que a Australian Grand Prix Corporation, empresa organizadora do evento em Melbourne, possui um contrato com a F1 até 2025.

Essa não é a primeira vez que Sydney se movimenta para a possibilidade de assumir o GP, que é um fator importante para que Melbourne possa se considerar a capital esportiva da Austrália.

O mais próximo que Sydney chegou da Fórmula 1 na era moderna foi quando Mark Webber andou com a Williams pela Harbour Bridge em 2005. Melbourne é o palco da categoria no país desde 1996, quando assumiu a vaga que era ocupada por Adelaide.

A cidade, que votou recentemente para conservar o circuito apesar de movimentações do governo de Victória, recebeu a F1 entre 1985 e 1995.

F1 2021: Mercedes FAVORITA em Austin? Pista será um PROBLEMA? RICO PENTEADO responde | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #138 – Red Bull não sabe o que fazer contra Mercedes após GP da Turquia?

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Em entrevista exclusiva, Emerson Fittipaldi elogia Verstappen e diz que calendário com 23 GPs é "loucura"
Próximo artigo F1: Entenda como a batalha de desenvolvimento oscilou entre a Mercedes e a Red Bull

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil