F1: Vitória apertada mantém legado do circuito de Adelaide, por enquanto

Local é centro de discussões na Austrália; vereadores debatem se deve ser tombado ou 'destruído' para a criação de uma área verde

F1: Vitória apertada mantém legado do circuito de Adelaide, por enquanto

Uma vitória por pouco para uma proposta de legado do circuito do GP de Adelaide salvou o local histórico por enquanto. Um trecho de 1.200 metros através do Victoria Park, anteriormente usado para criar o famoso circuito de Fórmula 1 e Supercars da cidade, foi colocado em desordem por uma recente proposta de reconstruir a área em um espaço mais verde.

A proposta 'Reimagining Victoria Park' foi ouvida em uma reunião do Conselho Municipal de Adelaide na noite passada, com o professor Doug McEvoy falando sobre uma "grande ameaça aos serviços públicos do local, pelo o superaquecimento no verão devido às mudanças climáticas e à falta de copa de árvores." De acordo com McEvoy, a solução é estendê-las e 'remover tantas superfícies duras quanto possível'.

Leia também:

Tendo enfrentado a reação pública nos últimos dias para o que foi visto como uma ação para rasgar a antiga pista do GP, o vereador Greg Mackie propôs uma moção alternativa ao conselho que ambos defendiam a copa das árvores melhorada, mas protegiam os elementos restantes do circuito.

A nova proposta, feita por ele ao lado do conselheiro Alexander Hyde, também sugeria que avaliassem se o circuito, e em particular a Chicane de Senna, deveria ser tombado.

"Todos nós sabemos que foi o GP da Austrália de Fórmula 1 que colocou Adelaide no mapa global em muitos sentidos", disse ele ao conselho. "É de grande importância para o povo da região."

Hyde também falou sobre o retorno potencial das corridas à área, embora isso parecesse ser uma referência à Fórmula E, em vez de um retorno do recém-extinto Adelaide 500: "Há ambições dentro da comunidade para algum tipo de prova, em menor grau, voltando."

"Algo que use a pista curta, algo que é bastante discreto; certamente não o concreto muito distópico e pneus por meses a fio que infelizmente estávamos acostumados a ver em Victoria Park."

A pedido de outros vereadores, a moção foi dividida em duas partes, uma efetivamente cobrindo o plano de espaço verde revisado para mais copa das árvores e outra para a avaliação da lista de patrimônio para o circuito.

O primeiro foi aprovado por unanimidade, mas o plano de tombamento só passou por um único voto a favor.

Vários vereadores argumentaram contra qualquer necessidade de sequer contemplar a lista de patrimônio do local, e houve apoio claro para novos esforços para remover o betume no futuro.

O conselheiro Keiran Snape disse que apoiaria "relutantemente" a primeira parte da moção, mas observou que "gostaria que removessem o máximo possível de asfalto". Ele votou contra a proposta de lista do patrimônio.

A conselheira Anne Moran foi outra pessoa que se opôs ferozmente à ideia de listar o circuito como patrimônio. Ela também dedicou parte de seu raciocínio para "remover permanentemente" qualquer perigo das corridas de automóveis retornarem ao Victoria Park.

Essa foi uma resposta direta dos planos da oposição estadual para reviver o evento Adelaide 500 Supercars, caso sejam eleitos no próximo ano.

"Eu preferiria arrancar a pista de corrida e todos o resto de cimento que ainda está lá", disse Moran ao conselho. "Ao fazê-lo, gostaria de eliminar definitivamente o perigo de trazer [de volta] os desportos motorizados que temos visto, desculpando talvez os carros elétricos. Os gases de gasolina... Não há razão para listar qualquer parte dessa trilha."

"Se há um uso histórico do Victoria Park, foi para corridas de cavalos. Isso está favorecendo os consumidores de gasolina. Certamente somos melhores do que isso agora. Quando Melbourne recebeu [o GP], estávamos prestes a nos livrar dele. E quanto aos Supercarros, foi realmente uma substituição pobre."

"Eu digo rasgar a pista, plantar algumas árvores e conseguir uma pista de ciclismo decente. Não deveria ser nosso plano de longo prazo deixar de lado essa relíquia dos velhos tempos ruins e destruidores de carbono."

NOVA GERAÇÃO: Como MAX, George, Charles, Lando e cia são JULGADOS na F1? Produtora da Band ABRE JOGO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #138 – Red Bull não sabe o que fazer contra Mercedes após GP da Turquia?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F1: Sainz concorda com decisão da Ferrari de trocar motor em Istambul mesmo estando competitiva
Artigo anterior

F1: Sainz concorda com decisão da Ferrari de trocar motor em Istambul mesmo estando competitiva

Próximo artigo

F1: Alonso assume culpa por incidente com Schumacher na Turquia

F1: Alonso assume culpa por incidente com Schumacher na Turquia
Carregar comentários