F1: Verstappen enfatiza que Ricciardo não deveria ter deixado Red Bull em 2018
Bicampeão mundial destaca que ex-McLaren deveria ter conversado com equipe sobre como se sentia ao invés de trocar de time
Daniel Ricciardo foi anunciado como terceiro piloto da Red Bull para 2023, enquanto avalia se ainda quer continuar na Fórmula 1 e se vai trabalhar por uma vaga como titular em 2024. O australiano retorna à equipe depois de deixa-la no fim de 2018 em busca de novo protagonismo.
Receando ficar na 'sombra' de Max Verstappen, que surgia como uma nova grande aposta e promessa da equipe de Milton Keynes, Ricciardo surpreendeu Christian Horner e anunciou que estava 'de mudança' para a Renault depois de quatro temporadas e dois terceiros lugares no mundial de pilotos.
De lá para cá muita coisa mudou na carreira do piloto e agora, o número 3 volta 'para as asas' de Horner e Helmut Marko enquanto se recupera das duas temporadas ruins que viveu na McLaren - após grande expectativa pela chegada do oito vezes vencedor de corridas. Em entrevista à revista holandesa Formule1.nl, o atual bicampeão mundial expôs seu ponto de vista à respeito da saída do ex-companheiro de equipe.
“Teria sido melhor para Daniel se ele tivesse ficado com a Red Bull por mais tempo na época”, pensa Verstappen. “Já conversei com ele sobre isso. É também sobre se sentir bem em algum lugar. A certa altura, esse não era mais o caso. Então você tem que procurar alternativas e pesar entre o sucesso esportivo e se sentir bem em algum lugar”.
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing, Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing
Photo by: Red Bull Content Pool
O holandês ainda revelou que tinha consciência de que a equipe seguia com um planejamento importante e de destaque para o australiano quando ele resolveu que era hora de deixar o time. Na primeira temporada da série da Netflix, Drive to Survive, é possível acompanhar todo esse processo de decisão de Ricciardo.
“No entanto, eu sei”, enfatiza Verstappen, “que todos na Red Bull tinham o melhor em mente para ele. Em vez de sair, ele poderia ter falado com a equipe sobre isso. Mas acabou do jeito que acabou.”
Em 2023, Daniel Ricciardo irá assumir o papel de terceiro piloto na Red Bull, mas não planeja estar presente nas 24 corridas do calendário. O australiano irá desempenhar, em grande maioria, tarefas no simulador, participação no desenvolvimento do carro e principalmente no cargo de embaixador da marca.
VÍDEO: Ricciardo será sombra para Pérez na Red Bull?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.