F1: Verstappen lidera o segundo treino livre e é o mais rápido do dia na Estíria; Hamilton é 4º
Apesar das primeiras gotas de chuva no começo da sessão, as simulações de classificação correram sem problemas
Max Verstappen voltou a mostrar a força da Red Bull, liderando o segundo treino livre para o GP da Estíria de Fórmula 1, terminando a frente de Daniel Ricciardo e Esteban Ocon, em uma sessão marcada por surpresas com a possibilidade de aproximação da chuva.
Lewis Hamilton foi o quarto após ter sua melhor volta deletada por exceder os limites de pista, que lhe renderia a liderança do TL2, enquanto Sergio Pérez foi o nono e Valtteri Bottas apenas o 11º.
No primeiro treino livre, realizado mais cedo nesta sexta, Max Verstappen comandou uma dobradinha de motores Honda, tendo Pierre Gasly ao seu lado, enquanto Lewis Hamilton foi o terceiro, Valtteri Bottas o quarto e Sergio Pérez apenas o 13º.
A chuva deu seus primeiros sinais uma hora antes do TL2, com as primeiras gotas caindo sobre o Red Bull Ring. Quando o cronômetro foi liberado, a transmissão informou que a chance de chuva era de 80% e ela apareceu já no começo, com os pilotos avisando no rádio.
E o TL2 veio com um desfalque: Pierre Gasly, um dos destaques do TL1, terminando em segundo, atrás apenas de Max Verstappen, não participou da sessão. A Honda encontrou algo nos dados de sua unidade de potência e decidiu, por segurança, investigar o motor da AlphaTauri do piloto francês.
Com a possibilidade da chuva cair com mais força na segunda metade da sessão, os pilotos não perderam tempo e rapidamente saíram dos boxes, misturando os pneus médios e duros. Mesmo com alguns reclamando das condições difíceis devido ao impacto da chegada da chuva, todos trataram de marcar tempos.
Mesmo assim, a primeira parte do TL2 foi marcada por escapadas dos pilotos devido à queda das condições da pista. Tanto Hamilton quanto Verstappen escaparam na curva três, enquanto Carlos Sainz rodou na curva cinco.
Após os primeiros 15 minutos de sessão, a Aston Martin aproveitou para sair de pneus macios e fazia 1-2, com Sebastian Vettel na ponta, com 01min05s934, 0s145 a frente de Lance Stroll, enquanto Verstappen era o terceiro, a 0s258. Bottas era o quarto, Hamilton o quinto, e Pérez o sexto.
Nos minutos seguintes, mais bandeiras amarelas, causadas por Nicholas Latifi e Nikita Mazepin. Ambos os pilotos escaparam no segundo setor, colocaram o carro na brita, perderam o controle e acabaram rodando.
Com a aproximação da chuva, os pilotos adiantaram as simulações de classificação. Na marca de 30 minutos de TL2, Verstappen liderava com 01min05s412, 0s336 a frente de Daniel Ricciardo em segundo, com Esteban Ocon em terceiro a 0s378, Hamilton em quarto, a 0s384 e Alonso fechando o top 5. Neste momento, Pérez era o nono, a 0s677 e Bottas o 11º, a 0s839.
Vale o destaque para Lewis Hamilton, que chegou a fazer 01min05s335, o que lhe daria a liderança do TL2, mas sua volta foi cancelada por exceder os limites de pista na última curva.
Com a simulação de classificação adiantada por conta da ameaça da chuva, a meia hora final foi dedicada às simulações de corrida, com os carros andando de tanque cheio e entregando voltas mais lentas.
Mas o trecho final do TL2 não passou sem incidentes, com destaque para um bizarro de Valtteri Bottas, que perdeu o controle da Mercedes e rodou assim que saiu da parada, ainda dentro dos boxes. A direção de prova colocou o incidente sob investigação.
No final, o 01min05s412 de Max Verstappen não foi superado por nenhum dos rivais, com o holandês garantindo a liderança das duas sessões do dia. Completando o top 3, performances impressionantes de Daniel Ricciardo e Esteban Ocon, a 0s336 e 0s378, respectivamente.
Lewis Hamilton optou por não fazer mais voltas rápidas após seu tempo deletado e se contentou com o quarto tempo, enquanto Fernando Alonso foi o quinto. Completaram o top 10: Sebastian Vettel, Lando Norris, Lance Stroll, Sergio Pérez e Antonio Giovinazzi, enquanto Valtteri Bottas foi apenas o 12º.
A Fórmula 1 retorna ao Red Bull Ring no sábado, para o terceiro e último treino livre antes da classificação, que define o grid de largada para o GP da Estíria. As sessões estão marcadas para 07h e 10h, horário de Brasília.
E amanhã, assim que acabar a classificação, tem Q4 ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube, analisando o grid de largada e projetando a corrida do domingo. Não perca!
Veja resultados do TL2:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 37 | 1'05.412 | 237.644 | |||
2 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 35 | 1'05.748 | 0.336 | 0.336 | 236.430 | |
3 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 35 | 1'05.790 | 0.378 | 0.042 | 236.279 | |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 35 | 1'05.796 | 0.384 | 0.006 | 236.257 | |
5 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 39 | 1'05.827 | 0.415 | 0.031 | 236.146 | |
6 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 38 | 1'05.934 | 0.522 | 0.107 | 235.763 | |
7 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 39 | 1'05.994 | 0.582 | 0.060 | 235.548 | |
8 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 36 | 1'06.079 | 0.667 | 0.085 | 235.245 | |
9 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 36 | 1'06.089 | 0.677 | 0.010 | 235.210 | |
10 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 37 | 1'06.145 | 0.733 | 0.056 | 235.010 | |
11 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 39 | 1'06.147 | 0.735 | 0.002 | 235.003 | |
12 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 32 | 1'06.251 | 0.839 | 0.104 | 234.634 | |
13 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 39 | 1'06.270 | 0.858 | 0.019 | 234.567 | |
14 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 41 | 1'06.297 | 0.885 | 0.027 | 234.472 | |
15 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 39 | 1'06.451 | 1.039 | 0.154 | 233.928 | |
16 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 39 | 1'06.628 | 1.216 | 0.177 | 233.307 | |
17 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 29 | 1'06.886 | 1.474 | 0.258 | 232.407 | |
18 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 30 | 1'07.404 | 1.992 | 0.518 | 230.621 | |
19 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 32 | 1'07.669 | 2.257 | 0.265 | 229.718 | |
20 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 0 |
SEXTA-LIVRE: Treinos agitados para GP da Estíria, com Verstappen à frente; veja análise
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #114 - TELEMETRIA: Rico Penteado é enfático sobre favorito na Áustria
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.