F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Britânico disse que tetracampeão "não fez nenhum esforço" para permanecer na pista; Jacques Villeneuve discorda
O ex-piloto de Fórmula 1, Martin Brundle, teria dado a Max Verstappen uma penalidade de drive-through (passar pela área dos boxes) por cortar a seção das curvas 1-2-3 no início do GP do México.
Verstappen estava do lado sujo da pista, por fora, na primeira zona de frenagem do circuito, com o pole Lando Norris no lado direito e as duas Ferraris entre eles. A Red Bull do holandês travou, mas ele rapidamente percebeu que passou do ponto de frenagem, escapando da pista mas se salvando de bater no muro, retornando na terceira colocação.
Em seguida, Verstappen deixou Lewis Hamilton passar, retornando à quarta posição que ocupava antes da primeira curva. Porém, para Brundle, isso não é aceitável.
"Max deveria ter recebido uma penalidade, porque se você colocar seu carro na extrema esquerda, com quatro carros lado a lado, ele irá para a zebra", disse o comentarista da Sky Sports no podcast F1 Show do canal. "Você pode ver Max realmente acelerando. Uma pilotagem muito habilidosa na grama, devo dizer, mas Max não fez nenhum esforço para fazer as curvas 1, 2 ou 3. E isso deveria ter sido uma penalidade".
"Max se arriscou por fora, sabendo muito bem que poderia simplesmente enterrar o acelerador e continuar", continuou. "Eu poderia até ter dado a alguém que estivesse fazendo o que Max fez um drive-through, realmente como um impedimento adequado para acabar com a bobagem. Porque aí tudo fica caótico".
Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton, Ferrari, Lando Norris, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Kym Illman / Getty Images
O campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, discordou, com base no fato de que Verstappen - como faz com frequência em sua busca implacável pela perfeição - simplesmente contornou a regra sem violá-la.
"A questão é que a intenção é uma coisa, e não podemos colocar a intenção de fato nas regras, é difícil", apontou Villeneuve. "De acordo com as regras, ele estava à frente de George [Russell], deixando-os para trás, portanto, não merecia uma penalidade. Pela ação, sim".
"Então, como você procede? Você segue as regras ou segue o que sabemos que é certo e errado. E, neste momento, é preciso seguir as regras, porque elas foram estabelecidas. E as regras são, na verdade, muito mal escritas, como já vimos".
"Ele sabia que valia a pena correr o risco porque, seja como for, é só pisar no acelerador e passar. Então, será que [Verstappen e Leclerc] mereciam uma penalidade? Em termos de pilotagem, sim. De acordo com as regras, não. Essa é a dificuldade", acrescentou.
Também em uma posição desfavorável, do lado de fora de Norris e Hamilton na Curva 1, Charles Leclerc recebeu o espaço do companheiro de equipe, mas ainda assim cortou a Curva 2 para sair na liderança. O monegasco deixou Norris passar, mas manteve a posição sobre Hamilton de forma crucial.
"Para mim, pelo menos Charles fez uma tentativa na Curva 1, não gostou da aparência da curva, então simplesmente ignorou a 2. Isso, para mim, também foi uma penalidade de 10 segundos", disse Brundle.
Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren, George Russell, Mercedes
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
Villeneuve concordou: "Leclerc sim, porque ele estava realmente atrás de Lewis. Ele nem sequer tentou fazer a curva. Ele pisou e percebeu: 'Ah, é o meu companheiro de equipe. Não vai acontecer nada comigo'. Portanto, o problema é aquela curva. Se você tiver brita ali ou um muro, não terá quatro carros. Você ficaria com dois talvez, e todos os outros se afastariam, porque saberiam que não há uma via de escape".
"Agora eles pensam: 'Tudo bem, não importa. Se eu frear tarde demais, posso estar à frente, vou sair na frente, talvez eu os deixe passar ou não, nada perdido. Vale a pena correr o risco. E é por isso que temos essas primeiras curvas malucas nessa pista. Esse é um problema que teremos todos os anos", completou.
Os incidentes provocaram a ira de vários concorrentes, com George Russell, quinto colocado, rotulando os padrões de pilotagem dos colegas como "corrida de cortador de grama", enquanto Fernando Alonso anunciou que ele também poderia começar a cortar caminho se isso não fosse punido.
"Consigo entender perfeitamente esses pilotos, que estavam se preocupando em permanecer na pista de corrida, pensando: 'Bem, espere, estou perdendo aqui. Eu poderia muito bem fazer minha própria pista nas primeiras curvas e ganhar algumas posições'", apontou Brundle.
Leclerc e Verstappen terminaram no pódio no México, com a candidatura do holandês ao título mais viva do que nunca, já que seu déficit em relação ao líder do campeonato, Norris, caiu para 36 pontos.
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.