F1: Villeneuve dá opinião polêmica sobre Red Bull e teto de gastos

Diferentemente de Mercedes, Ferrari e companhia, canadense não vê tanto impacto desportivo em decorrência da extrapolação do limite de custos pela RBR

Jacques Villeneuve

Campeão da Fórmula 1 em 1997 pela Williams e hoje comentarista da categoria máxima do automobilismo mundial, o canadense Jacques Villeneuve deu uma opinião polêmica sobre o fato de a Red Bull ter sido punida pela FIA por ter excedido o teto de gastos em 2021.

O time anglo-austríaco extrapolou o limite de custos da temporada passada, no que foi considerado pela Federação Internacional de Automobilismo como uma "infração menor", e, por isso, foi multado em $7 milhões pelo órgão, além de que terá menos tempo de túnel de vento e de CFD em 2023.

O editor recomenda:

Enquanto para alguns o 'gancho' à RBR foi considerado leve, uma vez que a escuderia taurina teria se beneficiado de investimentos extras rumo ao título do campeonato de pilotos com o holandês Max Verstappen, Villeneuve discorda dos rivais da equipe de energéticos, que viram uma 'trapaça'.

Para o canadense, não é o caso. “Isso não vai prejudicar a categoria”, escreveu no formule1.nl. “Quando a McLaren recebeu aquela mega multa de 100 milhões [em 2007], isso também não aconteceu", ponderou, referindo-se ao Spygate, maior escândalo da F1 em termos financeiros. 

“A decisão da punição para a Red Bull ainda não deixou claro, para mim, o que é e o que não é permitido, nem qual penalidade você recebe por isso. É difícil dizer se a pena é severa o suficiente, mas pelo menos não é trapaça. Mentir sobre controle de tração é trapaça.”

“Se [a violação] fez alguma diferença no resultado deste ano, eu duvido. A Red Bull é tão forte que eles teriam vencido de qualquer maneira”, argumentou Villeneuve, contrapondo-se à visão de que a RBR se beneficiou da extrapolação ao teto de 2021 também no desenvolvimento do carro de 2022.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se punição à RBR 'saiu barato': o 'crime compensa' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Lendário designer da Ferrari, Mauro Forghieri, morre aos 87 anos
Próximo artigo F1: Alpine alega que falha no motor de Alonso é como 'roleta-russa'

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil