Recomendado para você

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Últimas notícias

Fernando Alonso nega que classificação seja seu ponto fraco

Espanhol usa números contra Massa para comprovar que performances aos sábado não justificam seca de títulos

Em seus quatro anos de Ferrari, Fernando Alonso tem convivido com o mesmo problema: a classificação. Para se ter uma ideia, em seus 71 GPs pela equipe italiana, o espanhol só largou na pole em quatro ocasiões, enquanto seu principal rival no período, Sebastian Vettel, foi o primeiro em 36 sábados de 2010 para cá.

A Ferrari não esconde que seu carro funciona melhor em condição de corrida do que de classificação, mas números tão discrepantes dão a entender que talvez o próprio Alonso tenha sua parcela de culpa, deixando de tirar tudo do carro aos sábados.

Essa é a opinião, por exemplo, do companheiro de Vettel na Red Bull, Mark Webber. O australiano acredita, inclusive, que a contratação de Kimi Raikkonen tem a ver justamente com isso. “Ele precisa ser mais forçado nas tardes sábado – o que acho que dará certo. Aos domingos não há o que dizer, Fernando é brilhante, mas nos sábados Kimi pode levá-lo a outro nível”, defende.

Mesmo reconhecendo que a classificação não é seu ponto mais forte, Alonso se defende lembrando de seus números frente a Felipe Massa nas últimas quatro temporadas que dividiram na Ferrari.

“É no domingo que são dados os pontos, então o sábado ainda não é uma prioridade. Mas mesmo que isso não seja uma prioridade, sou o melhor entre os companheiros que Felipe [Massa] teve em termos de classificação. Tenho uma vantagem de 82% em relação a ele”, se defendeu.

“Então mesmo que sábado não seja meu ponto mais forte, de dez finais de semana, em oito deles estou na frente do meu companheiro. Não acho que este seja um problema em meu estilo [de pilotagem].”

Na verdade, Alonso classificou-se à frente do brasileiro em 55 das 71 provas que disputaram juntos na Ferrari, o que representa 77% das provas. Confira o ano a ano:

De fato, Massa nunca levou uma ‘lavada’ tão marcante em sua carreira na Ferrari. O brasileiro estreou na Scuderia em 2006, frente ao heptacampeão Michael Schumacher e o placar entre os dois em classificação ficou em 12 a 6 a favor do alemão. Nos três anos seguintes, dividiu o time com Kimi Raikkonen: em 2007, o placar foi 9 a 8 para o finlandês; em 2008, 11 a 7 para o brasileiro e, em 2009, 5 a 4 para Raikkonen antes do acidente de Massa no GP da Hungria, que o tirou do resto do campeonato. No total, vantagem para Massa por 23 a 21.

Artigo anterior Dono da Force India elogia Massa ao falar de opções para 2014
Próximo artigo McLaren minimiza calendário de 2014 extenso

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros