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GP do Canadá polêmico: Ferrari não perdoa comissários; Mercedes não quer pressão

Mattia Binotto saiu contrariado do GP do Canadá, após ver seu piloto perder a vitória por penalidade aplicada pela FIA. Toto Wolff não acha correto pressionar profissionais que julgam regras durante provas

Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG, and Mattia Binotto, Team Principal Ferrari, in the Friday Press Conference

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Sebastian Vettel saiu da pista na primeira chicane na volta 48 do GP do Canadá enquanto liderava, e foi considerado pela FIA como tendo voltado de maneira insegura e também forçado o rival Lewis Hamilton a sair do seu caminho natural.

O alemão recebeu uma punição de cinco segundos pelo incidente, que lhe custou a vitória na corrida. A Ferrari disse mais tarde que pretende apelar da decisão, e tem até quinta-feira para confirmar que quer continuar com a queixa.

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O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, insiste que Vettel não poderia ter feito nada diferente, e teve a sorte de não bater.

"Obviamente, não cabe a nós decidirmos, porque há pessoas que estão lá para fazer isso e o que conta é a decisão delas", disse ele, quando questionado pelo Motorsport.com sobre sua opinião sobre a penalidade da FIA.

“Certamente não estamos felizes e discordamos. Eu acho que da nossa perspectiva, e eu tenho certeza que Seb pode até comentar melhor, ele não poderia ter feito mais nada comparado ao que fez.”

"Acho que ele teve a sorte de continuar na pista. Por isso, não houve intenção alguma no que ele fez. Ele ainda estava na frente e tentou manter sua posição."

Binotto sugeriu que outros incidentes semelhantes no passado não foram punidos pela FIA, razão pela qual ele não entende completamente o que aconteceu.

"Nós discordamos da decisão, sem dúvida, mas todos nós podemos ter nossa própria opinião", explicou ele. “Os fãs tem sua opinião clara hoje e acho que não apenas eles, mas quem quer que você pergunte, de alguma forma, estamos realmente decepcionados com o que aconteceu.”

"Acho que houve situações semelhantes no passado, que não foram julgadas como hoje, então, no geral, não acho que tenha sido a decisão certa. Mas, novamente, isso não importa.”

Mercedes: pressão não é benéfica para o esporte

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que é errado pressionar as autoridades da Fórmula 1 pela polêmica decisão de punir Sebastian Vettel no GP do Canadá.

Perguntado pelo Motorsport.com sobre o que pensava sobre o incidente e a penalidade, Wolff disse: “Está claro que queremos vencer na pista de forma limpa, porque incidentes como esse sempre criam muita controvérsia.”

“Minha opinião sobre o incidente é que é muito difícil para os comissários interpretarem as regras para que todos estejam satisfeitos.”

“O que não devemos fazer é colocá-los sob pressão de forma que eles tenham dificuldades ainda mais no futuro para tomar decisões.”

“Precisamos de uma tomada de decisão consistente deles e precisamos apoiá-los em seu objetivo de alcançar isso.”

O painel de comissários do GP do Canadá incluiu cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e ex-piloto de F1, Emanuele Pirro.

Perguntado pelo Motorsport.com se ele sentiu que as penalidades dentro da corrida como esta são a coisa certa a fazer, Wolff reiterou que os comissários estavam apenas seguindo os regulamentos.

"Isso nem sempre é muito popular", disse ele. “Mas alguém precisa fazer o trabalho. É por isso que, se as decisões vão contra você ou a favor, você precisa ser solidário.”

“Nós queremos as melhores pessoas. Se você criticá-las como fazemos hoje, ninguém vai fazer este trabalho.”

“Precisamos de pessoas competentes e posso dizer que os caras que estavam no painel de comissários hoje são alguns dos pilotos mais experientes do planeta.”

"Portanto, você precisa respeitar suas decisões, sejam elas contra ou a favor."

Muitas personalidades da F1 criticaram a decisão depois que ela foi anunciada.

Ele admitiu que pode "entender as frustrações do piloto quando um resultado ou um veredito vai contra ele", mas foi contra as duras críticas aos comissários.

"Fazer regras é um exercício muito difícil", disse Wolff. “Você nem sempre agradará a todos com seus vereditos.”

“Na situação de domingo, a interpretação estava de acordo com as regras. Quando você é influenciado pela Mercedes, dirá que essa foi provavelmente a decisão certa.”

"Quando você é influenciado pela Ferrari, você dirá que poderia ter sido interpretado ao contrário."

Confira como foi o GP do Canadá em imagens:

No sábado, Vettel fez a pole, algo que não conseguia desde o GP da Alemanha em 2018.
Antes da corrida, a Mercedes identificou um vazamento no carro de Hamilton e teve que correr contra o tempo pra colocar o piloto na pista em tempo.
Na largada, os três primeiros mantiveram as posições.
As Renault mostraram força desde o início, brigando com a Red Bull
Lando Norris começou bem a prova com sua McLaren
Mas o carro da McLaren teve um problema na suspensão e o jovem precisou abandonar a prova
Daniel Ricciardo foi um dos destaques da prova
O australiano conseguiu segurar Valteri Bottas por muitas voltas, mesmo com um equipamento inferior
Antes das paradas, os ponteiros se mantinham próximos mas sem ameaças.
Sebastian Vettel parou primeiro e levou vantagem.
Lewis Hamilton parou na sequência
Sebastian Vettel fez algumas voltas rápidas e abriu do inglês
Mas o ritmo de Hamilton foi melhorando e ele colou em Vettel, pressão total.
Vettel errou e escapou da pista, no retorno, espremeu Hamilton contra a parede. Esse foi o lance que definiu a prova, pois os comissários entenderam que o movimento foi errado e puniram o alemão em 5 segundos.
O piloto da Ferrari cruzou a linha de chegada em primeiro, com cerca de 2 segundos de vantagem para Hamilton.
Com a punição de Vettel, Hamilton herdou a vitória.
Hamilton comemorou, mas disse no rádio
O piloto ficou emocionado com a vitória depois dos problemas que teve antes da largada.
E Hamilton valorizou o trabalho de sua equipe em solucionar os problemas do carro.
Vettel estacionou seu carro no lugar errado e sumiu. Quando voltou, foi até o carro de Hamilton e tirou a placa de 1º lugar da frente e substituiu pela de 2º colocado.
Vettel arrastou a placa do vencedor e posicionou no lugar onde deveria estar seu carro.
No pódio, Lewis Hamilton puxou Vettel e colocou o alemão ao seu lado no degrau mais lado ao seu lado. O alemão ficou sem graça e não sabia se subia ou descia.
Foi provavelmente o pódio mais constrangedor desde a marmelada da Ferrari na Áustria em 2002, com Barrichello e Schumacher.
O Clima no pódio ficou tenso apesar das tentativas de Hamilton para amenizar as coisas.
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