Ferrari não usará novo assoalho no restante do GP do México
Equipe decidiu fazer uso de seu novo projeto após ter testado novamente durante treinos de sexta-feira
O novo assoalho da Ferrari foi testado pela primeira vez nos treinos do GP dos Estados Unidos no último final de semana, mas não foi utilizado, com Sebastian Vettel dizendo que o ritmo melhorado da Ferrari em Austin foi em parte pela ausência de uma série de atualizações.
Na Cidade do México, a Ferrari tentou novamente pelo novo piso nos treinos, antes de optar por continuar com o modelo anterior.
"Foi uma manhã interessante", disse Vettel. "Aprendemos muito e estamos aderindo ao pacote antigo."
Tanto a Ferrari quanto a Mercedes, perderam o domínio nesta sexta-feira no México, quando a Red Bull dominou e a Renault emergiu como sua rival mais próxima.
Vettel brincou que "ficaria muito feliz se tivesse mais aderência" depois de um dia em que a maioria dos pilotos se esforçou em obter desempenho e longevidade do pneu hipermacio.
A Red Bull foi a primeira e a segunda nas duas sessões, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo, com Vettel em sétimo na manhã e quarto depois.
Vettel reconheceu que a Red Bull "pareceu muito forte", sugerindo que "eles têm menos problemas com os pneus".
Mas ele acredita que o terceiro posto de Carlos Sainz foi uma anomalia.
"Acho que não tivemos uma boa volta", disse Vettel. "Deveríamos estar na frente dos Renaults."
Ele minimizou o fato de que Mercedes estava apenas em sétimo e nono lugar com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.
"Todo mundo está no limite com pneus e tentando fazer com que eles trabalhem para diminuir o desgaste, com exceção talvez dos Red Bulls", respondeu Vettel quando perguntado se a Ferrari parecia ter vantagem sobre a Mercedes.
Ele acredita que a situação dos pneus é exacerbada pelo efeito que a alta altitude da Cidade do México tem sobre o downforce.
"A dificuldade é que você não tem aderência. Então, estamos deslizando muito", disse Vettel.
"O problema é que, se você não tem aderência e dowforce, porque o ar é muito rarefeito, você não faz com que os pneus funcionem e quando os pneus não funcionam, é realmente complicado.”
"Então é por isso que eu acho que às vezes você pode ver grandes saltos nos tempos.”
"Se você não acertar, então você está bem longe do ritmo. Eu acho que todo mundo ainda tem algo para melhorar amanhã.”
"A chave serão os pneus. Se você tiver 1, 2, 3 ou 4km/h a mais em reta, não acho que isso seja prejudicial.”
"Mas eu acho que será muito mais importante pegar os pneus na janela certa, porque aí, você pode facilmente pegar dois, três, quatro, cinco décimos."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.