Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Ferrari pode contar com novo posicionamento de escapamento em 2019

Equipe deve adotar sistema exclusivo de escapamento duplo com seu carro de 2019, a julgar pelas primeiras imagens do novo design da Haas

Ferrari SF71H rear

No ano passado, a Ferrari ousou quando testou um novo conceito para o seu sistema de escapamento no GP da Alemanha.

Em vez de ter os dois canos saindo um de cada lado ao principal, como os outros times, ela experimentou montá-los um acima do outro.

Sebastian Vettel realizou testes nos treinos de Hockenheim, com o então companheiro de equipe Kimi Raikkonen, seguindo a versão original.

Ferrari SF71H rear detail

Ferrari SF71H rear detail

Photo by: Mark Sutton / Sutton Images

O fato de que os testes de exaustão vieram em conjunto com um novo desenho da asa traseira.

No entanto, outro aspecto poderia ser simplesmente o de que montar os escapamentos um acima do outro abre a porta para um pacote ainda mais compacto da carroceria traseira para ajudar a reduzir o arrasto aerodinâmico.

A Ferrari pôde incorporar esses dispositivos por causa de uma montagem de dois pilares na asa traseira, algo que Haas também tem.

Imagens do carro de 2019 da Haas mostram claramente os escapamentos montados um em cima do outro, então seria uma surpresa se a Ferrari não apresentasse um conceito similar quando seu novo carro for revelado na semana que vem.

Haas F1 Team VF-19

Haas F1 Team VF-19

Photo by: Haas F1 Team

Outras equipes podem ter notado a experiência da Ferrari no ano passado e também poderão copiar a ideia se tiverem obtido ganhos de desempenho.

As equipes podem ficar mais tentadas a seguir essa ideia em 2019, ao tentarem recuperar o downforce perdido pelos novos regulamentos aerodinâmicos destinados a ajudar as ultrapassagens.

No ano passado, a Renault foi muito agressiva nesta área, pois angulou seu escapamento de forma a maximizar as oportunidades de levar gases sobre a asa traseira.

Artigo anterior Webber: Seidl é o homem certo para liderar McLaren
Próximo artigo Ligação entre Ferrari e Alfa Romeo “não é da minha conta”, diz chefe da Haas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros