FIA convoca reunião extraordinária para discutir futuro de russos no automobilismo
Entidade pode definir proibição de Nikita Mazepin da Fórmula 1, bem como outros pilotos russos


A FIA confirmou que realizará uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo amanhã, depois que o COI pediu a proibição de atletas russos.
Após o início da invasão da Ucrânia pelas forças russas na última quinta-feira, a Fórmula 1 anunciou que não realizará o GP da Rússia em setembro, conforme planejado. Vários grandes campeonatos e eventos esportivos cortaram os laços com o país em meio a condenação e sanções mundiais de países ocidentais.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, escreveu à Federação Automobilística da Ucrânia na semana passada para oferecer seu apoio, levando a uma resposta do presidente da FAU, Leonid Kostyuchenko, pedindo a proibição de competidores russos e bielorrussos dos eventos da FIA.
Hoje cedo, o conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que nenhum atleta ou oficial russo ou bielorrusso participasse de competições internacionais. A FIA é uma federação reconhecida do COI desde 2012.
Em uma breve declaração emitida por um porta-voz da FIA nesta segunda-feira, foi confirmado que o Conselho se reunirá amanhã para discutir assuntos relacionados ao conflito.
"Uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo será convocada amanhã para discutir assuntos relacionados à crise em andamento na Ucrânia", diz o comunicado.
“Mais atualizações serão dadas após a reunião.”
Qualquer ação em atletas russos impactaria diretamente Nikita Mazepin, que corre pela Haas na F1. O futuro de Mazepin com a equipe já é conhecido por estar em dúvida depois que a empresa de seu pai, Uralkali, teve sua marca removida do carro Haas no último dia de testes na semana passada. A equipe disse que vai manter conversas sobre o assunto nos próximos dias.
Mazepin escreveu no Twitter na semana passada que “não estava no controle de muito do que está sendo dito e feito”. Ele participou do terceiro e último dia de testes de pré-temporada em Barcelona, conforme planejado.
A ação da FIA seguiria movimentos de outras grandes federações esportivas. Hoje cedo, a FIFA anunciou que todos os clubes e seleções russas foram suspensos das competições após a recomendação do COI.
F1 2022: PIETRO FITTIPALDI de volta ao grid? HAMILTON lidera e ALONSO vê carro pegar FOGO na Espanha
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #163 - Rico Penteado destrincha carros de 2022 da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

F1: Giovinazzi aparece como possível substituto de Mazepin, caso russo não permaneça na Haas
Pilotos revelam primeiras impressões dos novos pneus da Fórmula 1

Últimas notícias
F1: Hamilton estava em "lugar sombrio" após GP de Abu Dhabi de 2021 e considerou encerrar carreira
Britânico alegou que tinha consciência da decisão tomada por Michael Masi e o por quê ela estava sendo executada naquele momento
F1: Veja por que Piastri tinha caminho aberto para ir para McLaren
Saiba quais são as pendências para a situação se resolver entre a equipe e a Alpine e como isso impacta Ricciardo
F1: Ricciardo pede 'bolada' à McLaren para deixar time; veja cifras
Equipe quer ajudar australiano a ir para outro time -- talvez até a Alpine -- para convencê-lo a diminuir pedida, em complexo arranjo financeiro; entenda
F1: Alpine acredita que Ocon está pronto para liderar equipe em 2023
Szafnauer aponta que única fraqueza do francês é demorar muito para encontrar os limites no início de um fim de semana de corrida