FIA espera banir asas em T e barbatanas em 2018
Depois de repercussão inicial negativa, diretor de provas da categoria garante que trabalhará nisso
Uma das consequências não intencionais das novas regras da F1 para 2017 foi o retorno das barbatanas de tubarão, que ajudam o fluxo de ar direto para a asa traseira. Além disso, algumas equipes estão andando com altas asas em T para adicionar downforce.
Mas a aparência dos carros não caiu bem com os fãs, e alguns dentro do esporte, incluindo o novo chefe esportivo da F1, Ross Brawn, também não gostaram.
Falando antes do GP da Austrália, Charlie Whiting, diretor de provas da F1, disse que a resposta provavelmente levaria a negociações para que as regras fossem reescritas para proibir os apêndices. No entanto, ele não acredita que os carros estejam tão feios.
"No próximo ano, acho que há uma boa chance de que tenhamos essa proibição, porque algumas pessoas acham que tudo isso é um pouco desagradável", disse Whiting.
"Eu pessoalmente não tenho nada contra elas, mas é algo que sempre é possível. Acho que a reação de todos provavelmente não era a esperada."
Verificações de flexibilidade
Whiting também disse que a FIA iria verificar as asas em T em Melbourne para garantir que passaram nos testes de flexibilidade.
A força das asas em T se tornou ponto de discussão após surgirem imagens de algumas delas se dobrando graças às altas forças nas curvas durante os testes.
O chefe da equipe de Haas, Gunther Steiner, cujo carro foi destaque em algumas dessas fotos, disse que a equipe ainda não mudou de design.
"Não, ainda não - porque parece estar funcionando, mesmo que dobre", disse ele. "Nós analisamos, e talvez possamos fazer algo mais tarde, mas não fizemos nada disso por aqui."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.