Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

FIA indica classificação 100% eliminatória já para Austrália

Apesar de alerta de que sistema de cronometragem poderia não ficar pronto a tempo, Conselho Mundial Desportivo da entidade mantém plano inicial

Largada: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team lidera

A Fórmula 1 planeja ir adiante com a proposta original de um sistema de qualificação 100% eliminatório já no GP da Austrália, apesar das reivindicações de Bernie Ecclestone de que ele não poderia ser introduzido a tempo da primeira etapa no dia 20 de março.

Equipes de F1 e dirigentes inicialmente apoiaram a ideia de um sistema de classificação revisado na abertura da temporada em Melbourne, depois de o novo formato receber o apoio do Grupo de Estratégia e da Comissão da F1.

No entanto, apenas alguns dias depois da votação, Ecclestone revelou que o novo sistema teria de ser adiado porque a sua empresa não poderia obter os sistemas de cronometragem a tempo.

Mas em uma reunião do Conselho Mundial Desportivo da FIA nesta sexta-feira, em Genebra, a decisão foi ratificar a proposta original.

Entende-se que a decisão veio após consultas de última hora com a FOM, que resultou na garantia de que os sistemas poderiam ser preparados a tempo.

Q3

Apesar de uma proposta alternativa de qualificação ter sido acordada no início desta semana com os gerentes da equipe - com eliminação no Q1 e Q2 e velho formato no Q3 -, sem a aprovação do Grupo de Estratégia e da Comissão da F1 não há nenhuma maneira de ela ser introduzida no tempo.

O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA só é capaz de aprovar ou rejeitar regras - ele não pode alterá-las.

O novo sistema resultará em pilotos sebno eliminados em intervalos regulares ao longo de qualificação, com o Q3 acabando em uma disputa final entre dois pilotos.

Veja como é o sistema aprovado

Q1

-16 minutos de duração;
- Após sete minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, 15 avançam para o Q2.

Q2

-15 minutos de duração;
- Após seis minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, oito avançam para o Q3.

Q3

-14 minutos de duração;
- Após cinco minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado até que, a 1min30s do final, restarão os dois pilotos que lutarão pela pole position.

Artigo anterior Vettel diz que proteção Halo poderia ter salvado vidas
Próximo artigo Vettel: "nova classificação vai contra DNA da F1"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros