FIA não vê motivo para alterar regra de bandeira azul
Apesar de reclamações de Valtteri Bottas, diretor de prova da F1 diz que não irá rever regras para retardatários
Lidar com o tráfego provou ser um dos maiores desafios para os líderes do GP de Singapura no último domingo, com Lewis Hamilton perdendo tempo atrás de Romain Grosjean e Sergey Sirotkin.
Mais tarde, Valtteri Bottas ficou particularmente frustrado por não conseguir se aproximar o suficiente de Nico Hulkenberg, com pneus mais novos, para supera-lo.
A FIA apenas mostra bandeiras azuis quando um piloto está 1s2 atrás de um retardatário, e Bottas disse via rádio que este espaço era grande demais para uma pista como Singapura.
Mas Whiting acha que a margem de tempo atual está certa, e qualquer tentativa de aumentá-la acabaria arruinando as corridas dos carros mais lentos.
Perguntado pelo Motorsport.com sobre a situação, ele disse: "no ano passado, era um segundo, e tivemos discussões e abrimos para 1s2”.
"Eu não acho que devemos aumentar para mais do que isso, porque então você entra em uma situação em que um piloto tem que recuar e perder muito mais tempo do que ele realmente deveria para deixar o outro carro passar.”
"Se dissermos que, quando o carro atrás está a 1s4 ou 1s6 você tem que se mover, recuar e perder muito tempo, não é justo."
Whiting disse que Bottas foi o único piloto que realmente teve dificuldade para chegar à margem de 1s2, e diz que não é dever da FIA ajudar os carros mais velozes a superar retardatários.
"Acho razoável esperar que um piloto consiga chegar a 1s2", disse ele. "Todo mundo fez isso, exceto Valtteri”.
"Eu não sei por que isso aconteceu. Talvez o carro dele não estivesse exatamente como ele queria. Falei com ele e ele disse que simplesmente não podia fazer nenhum progresso. Isso não é problema nosso, mas não quero soar indelicado."
"Todo mundo estava cumprindo isso e teve que trabalhar para isso, então não poderíamos fazer uma exceção para ele."
Apesar de Whiting não ter visto a necessidade de mudanças, Bottas diz que o assunto será discutido no briefing dos pilotos no GP da Rússia.
"Na maior parte dos circuitos, tudo bem. Mas é muito difícil chegar a 1s2 aqui", disse ele. "Tenho certeza de que no próximo briefing de pilotos, ou o que for, vamos falar sobre isso”.
"Quanto mais downforce com a especificação atual de carros, só vai ficar mais difícil.”
"Anteriormente era 1s, agora é 1s2. Com mais downforce sendo adicionado, será maior. Espero que no próximo ano seja diferente."
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