FIA não vê problema em área de escape escorregadia na Alemanha

Trecho da pista com material para corridas de arrancada vitimou pilotos como Leclerc, que definiu a área como "inaceitável"

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Diretor de prova da Fórmula 1, Michael Masi acedita que não havia nada de errado com a polêmica área de escape no circuito de Hockenheim em que Charles Leclerc e outros pilotos tiveram incidentes no GP da Alemanha deste domingo (relembre o resultado em galeria no fim desta matéria). O trecho é usado para corridas de arrancada e tem um material especial que deixa o asfalto mais escorregadio na chuva, o que dificulta muito a frenagem em caso de escapada. 

Leclerc foi um dos vários pilotos que se viram em apuros depois de escaparem na sequência final de curvas e correrem por uma área molhada do trecho. O piloto da Ferrari definiu aquele ponto como “inaceitável”. Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg também tiveram problemas por lá, enquanto Carlos Sainz, Kimi Raikkonen e Lando Norris tiveram incidentes que acabaram não rendendo batidas, mas quase.

Leia também:

Masi estava ciente das preocupações dos pilotos sobre a situação e conduziu uma inspeção pós-corrida da área, mas o diretor de provas insistiu que não há problemas: "Nós inspecionamos e demos uma olhada novamente depois com a água nisto. Está bem. Até Sebastian [Vettel] é citado dizendo que normalmente é uma das partes com mais grip da pista e não é diferente de qualquer outra área de escape, para ser bem sincero.

"Por mais que você possa fazer qualquer coisa para se certificar de que é tinta antiderrapante, ela ainda é mais escorregadia do que a asfalto sem pintura quando há chuva. Isso os pune por cometer erros e foi assim aqui".

"Todos os 20 pilotos têm sido muito consistentes em suas visões de que, se eles saírem da pista, deveria haver consequências de fazê-lo”, ponderou Masi. "Talvez logo depois de uma corrida eles tenham uma visão diferente sobre o modo como isso os afetou, mas, como um grupo, têm sido consistente na opinião de que deve haver consequências”.

Novato da McLaren, Lando Norris quase bateu após passar pela área de escape. Ele falou sobre o incidente: “Eu estava tipo "oh, porcaria, isso não vai ser bom. Foi o maior susto. É muito perigoso, para ser honesto, porque você simplesmente não perdia velocidade. E uma vez que você acertar a barreira de pneus, não pode fazer nada. É algo que precisa ser mudado para a próxima vez".

GALERIA: Relembre o resultado do GP da Alemanha de F1 em imagens

1. Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
2. Sebastian Vettel, Ferrari SF90
3. Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
4. Lance Stroll, Racing Point RP19
5. Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
6. Alexander Albon, Toro Rosso STR14
7. Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
8. Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
9. Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
10. Robert Kubica, Williams FW42
11. George Russell, Williams Racing FW42
12. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
13. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
14. Pierre Gasly, Red Bull Racing RB15 (não terminou)
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 (não terminou)
Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19 (não terminou)
Charles Leclerc, Ferrari SF90 (não terminou)
Lando Norris, McLaren MCL34 (não terminou)
Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19 (não terminou)
Sergio Perez, Racing Point RP19 (não terminou)
20

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior TABELA: Verstappen se aproxima de Bottas após vitória na Alemanha
Próximo artigo Haas: Ordens de equipe podem ser a única solução após acidentes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil