FIA pede confiança às equipes da F1 na verificação do cumprimento de regras
A Federação afirmou que as equipes da F1 podem confiar no órgão para garantir o cumprimento de regras após a controvérsia com a Ferrari
A investigação da FIA sobre a unidade de potência da Ferrari de 2019 para a Fórmula 1 - e a falta de divulgação dos resultados encontrados - levantaram não apenas grandes suspeitas das equipes rivais sobre a possível quebra de regulamento da Ferrari como também levaram à críticas à Federação.
No final, a FIA afirmou que não conseguiu provar que a Ferrari havia quebrado o regulamento, então chegou a um acordo privado com a equipe para encerrar o assunto.
Uma das reclamações das equipes após o anúncio foi a incapacidade da FIA de entender o que a Ferrari havia feito, deixando questões sobre a capacidade da Federação de entender quando as equipes estão burlando o regulamento.
Reagindo a esses comentários, o presidente da FIA, Jean Todt, afirmou que, enquanto não é possível garantir que todas as quebras de regulamento sejam detectadas, ele tem fé de que o conhecimento técnico de seus funcionários, aliados a modernas tecnologias vão garantir que nenhuma tentativa passe despercebido.
"É provavelmente mais complexo agora mas, se você ver a organização atual da FIA no lado técnico em comparação ao que era, nunca esteve em um nível tão grande quanto esse", disse Todt em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.
"Acho que em um mundo moderno, com denúncias e tudo isso, as coisas ficam mais difíceis para que os responsáveis peçam a alguns membros de suas equipes para serem cúmplices. Com as pessoas trocando de equipes, se torna algo difícil".
"Mas quero que você me responda: aconteça o que acontecer, você acha que é possível detectar tudo? A resposta é não".
GALERIA: Atual cúpula da F1 e da FIA tem relação histórica com Ferrari; entenda
VÍDEO: O acordo "secreto" da Ferrari que deixou rivais em choque na F1
PODCAST: Há vida feliz fora da Fórmula 1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.