Fórmula 1 lançará categoria feminina exclusiva como forma de entrada na F3

Série será voltada para pilotos com 16 anos ou mais e grid deverá contar com cerca de 12 a 15 carros

F1 flag flies in the morning

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A Fórmula 1 planeja introduzir seu próprio campeonato feminino já em 2023 – e fontes insistem que não será um rival direto da W Series. Em vez disso, a categoria será lançada para pilotos de 16 anos ou mais e será vista como uma 'escada' direta para a Fórmula 3 e posteriormente para a Fórmula 2.

Leia também:

Embora nada tenha sido confirmado, é provável que as máquinas da F4 sejam usadas e a série será disputada sob a égide da organização F2/F3 existente, com os carros em campo pelas equipes já envolvidas no campeonato existente. Espera-se que haja um grid de cerca de 12 a 15 carros.

Nenhum detalhe firme foi divulgado pela F1, mas um porta-voz observou: “Estamos comprometidos em garantir maiores oportunidades para pilotos talentosas progredirem e alcançarem os níveis mais altos”.

A W Series ingressou no programa de suporte da F1 em 2021, mas o futuro da organização permanece em dúvida depois que ela enfrentou problemas financeiros e as duas últimas rodadas desta temporada foram canceladas, deixando Singapura como a corrida final.

Fontes da Fórmula 1 indicam que, se a W Series sobreviver e retornar em 2023, ela poderá ser executada ao lado da nova iniciativa, pois apresenta carros mais rápidos no estilo F3 e pilotos mais antigos.

Jamie Chadwick leads Abbi Pulling, Fabienne Wohlwend

Jamie Chadwick leads Abbi Pulling, Fabienne Wohlwend

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Na quinta-feira, Lewis Hamilton sugeriu que a principal categoria do automobilismo deveria fazer mais para encorajar as mulheres.

“Não houve foco suficiente nas mulheres no esporte por toda a vida da F1”, disse ele. “Não há ênfase suficiente nisso agora. Eles não estão ampliando o suficiente o grande trabalho que está sendo feito lá. Não há representação suficiente em toda a nossa indústria. Não há realmente um caminho para essas jovens e incríveis pilotos chegarem à F1."

“Então você tem algumas pessoas que dizem: ‘Nós nunca veremos uma piloto feminina de F1’. Essa não é uma boa narrativa para ser divulgada. Então, acho que precisamos fazer mais”.

Ele também sugeriu que a F1 poderia ter intervindo e salvado a W Series: “Com a organização, com a F1 e a Liberty indo tão bem, não era muito para eles ajudarem nesse espaço”.

BSURDO MAIOR AINDA? Albon REVELA que Vettel alertou FIA sobre trator na pista

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior SEXTA-LIVRE: Domínio da Ferrari nos Estados Unidos com Leclerc e Sainz
Próximo artigo F1 nos Estados Unidos: Leclerc lidera TL2 de 1h30 marcado por testes da Pirelli

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil