Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Últimas notícias

Fornecedora pede por restrição maior à queima de óleo na F1

A fornecedora ExxonMobil pede por uma restrição ainda maior à queima de óleo na categoria, mesmo que novas regras já tenham sido criadas para desencorajar as equipes a fazerem isso.

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

O regulamento turbo híbrido da F1, em vigor de 2014 para cá, impôs limites no fluxo e no consumo de combustível, sendo que as fabricantes perceberam que uma forma de aumentar a potência seria em utilizar óleo na câmara de combustão.

A FIA reagiu de forma rápida e também impôs limite no consumo de óleo, o que desencoraja tal atitude.

Por mais que haja ainda mais mudanças a serem aplicadas nesse sentido na próxima temporada, é possível ir além e fazer uma restrição ainda maior.

É o que acredita David Tsurusaki, diretor global de tecnologia da ExxonMobil, fornecedora de combustível e de lubrificante da Red Bull. Para ele, uma área que requer atenção é o limite que permite o uso de 0,6 litro de óleo a cada 100 km, algo que ele acredita estar fora de sintonia com o que acontece nas ruas.

“Nossa visão sobre o consumo de óleo na câmara de combustão é que esta não é a melhor direção para as corridas e para a inovação e tecnologia no trabalho de um motor”, diss Tsurusaki ao Motorsport.com. “Isso é dar um passo para trás.”

“Nossa maior preocupação é que, se deixarem em 0,6 litro a cada 100 km, isso significa que você pode consumir tudo isso de óleo – e isso é muito.”

“Se você consumisse essa quantidade de óleo no carro, você teria de carregar um tanque de óleo reserva!”

“O problema é que, se você dá às pessoas um número, o que consideramos ser um número alto, então você está incentivando que eles encontrem formas de usar tudo, porque o óleo possui um conteúdo energético.”

Tsurusaki aprovou as mudanças para 2019 na tentativa de limitar as vantagens da queima de óleo, mas acredita que a F1 poderia fazer coisas melhores para eliminar totalmente a prática.

“Isso não é algo em que trabalhamos. Não trabalhamos para encontrar formas de usar o óleo como combustível: trabalhamos para usar óleo como óleo e combustível como combustível. Mas sei que o óleo vai parar na câmara de combustão de forma natural – não é algo intencional.”

“Quanto mais restringirem isso, melhor será para a direção da principal categoria do esporte a motor. Ela não deveria queimar óleo: isso simplesmente soa estranho para mim.”

Artigo anterior Force India: Sauber "superou" as melhores equipes da F1
Próximo artigo Williams: Atitude de Russell fora da pista também impressionou

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros