FOTOS: Relembre acidente que quase vitimou Lauda em Nurburgring

Na disputa pelo título de 1976 com James Hunt, Lauda sofreu graves queimaduras após batida forte no 'Inferno Verde', no GP da Alemanha

Niki Lauda, Ferrari 312T2 on fire after crashing near Bergwerk corner

Foto de: Uncredited

No dia 1º de agosto de 1976, o GP da Alemanha de Fórmula 1 no velho circuito Nordschleife de Nurburgring. Com 22km de extensão, a última corrida da categoria máxima do automobilismo mundial no 'Inferno Verde' ficou imortalizada na história da F1 pelo grave acidente de Niki Lauda com a Ferrari (veja fotos do acidente e de Lauda no final desta matéria).

O austríaco disputava o título daquele ano com seu grande rival James Hunt. O então campeão do mundo liderava o campeonato com 58 pontos, enquanto o britânico da McLaren vinha na perseguição com 35. Lauda começou o ano com vantagem folgada da Ferrari, mas a escuderia de Woking evoluiu e Hunt começava a se postular como candidato forte ao Mundial.

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Os momentos que antecederam o GP foram de muita chuva, que comprometeu as condições da já perigosíssima pista. Com muita tensão, Lauda foi derrotado na votação pelo adiamento da prova e os pilotos alinharam no grid. Todos estavam de pneus para circuito molhado, exceto o companheiro de Hunt, Jochen Mass, que despontou na liderança nos momentos iniciais da prova.

O acidente

Com a maior parte do circuito de 22km seca, todos os pilotos foram para os boxes para colocar os compostos para a pista seca já no começo da corrida. Lauda estava muito atrás, mas voltou com ritmo forte na segunda volta após fazer seu pit stop.

Entretanto, depois da curva Bergwerk, a suspensão da Ferrari 312T2 quebrou, lançando Lauda para o guard rail à direita do traçado. O carro voltou à pista em chamas e foi atingido pelo alemão Harald Ertl e pelo norte-americano Brett Lunger, que não puderam evitar as colisões. Logo após, o italiano Aurturo Merzario conseguiu desviar do acidente e saiu de seu monoposto para retirar o colega austríaco da Ferrari tomada pelas chamas.

Depois de muitas tentativas em uma cena angustiante, Lauda foi finalmente retirado do cockpit, já com inúmeras e graves queimaduras. O campeão do mundo foi então levado ao hospital de helicóptero.

Antes, quando preso na Ferrari, Lauda inalou fumaça tóxico e sofreu várias contusões no peito, além das queimaduras graves na cabeça. Ele também perdeu parte da orelha direita. Ao chegar no hospital, o piloto foi induzido ao coma por medida de precaução.

Ele corria grande risco de vida, mas persistiu no tratamento com muita força de vontade para concluir, com a maior rapidez possível, o seu grande objetivo: volta às pistas o quanto antes para defender seu título mundial.

Seis semanas depois, de maneira incrível, Lauda estava de volta à Ferrari para o GP da Itália, em Monza. Depois de um começo vacilante, como era de se esperar, o austríaco já começou a dar sinais claros de recuperação e retomou posições para terminar a prova em quarto.

Título perdido

O vencedor do GP da Alemanha foi Hunt. Aquela corrida foi a última do traçado Nordschleife de Nurburgring. O circuito em meio às montanhas só voltaria a ser utilizado pela F1 novamente em 1984, já num traçado mais curto, prenúncio da versão atual.

Após o retorno em Monza, Lauda participou de mais três corridas, incluindo a decisão do título, na etapa do Japão, à época disputada em Fuji sob forte chuva. Logo no começo da prova, Lauda estacionou sua Ferrari e desistiu de correr por conta das arriscadas condições.

O austríaco não fez questão de esconder sua decisão. Ele não arranjou desculpas para a atitude - bastaria atribuir a alguma falha do carro ou algo do gênero - e, como campeão, escolheu a certeza da vida em detrimento do risco de morte.

Já Hunt cumpriu o seu papel e fez prova brilhante para terminar em terceiro, posição limite para a conquista de seu único título mundial. A diferença entre os rivais e amigos foi de apenas um ponto: 69 a 68. Foi o suficiente para coroar o também lendário piloto britânico da McLaren.

Veja fotos de Lauda e do fatídico acidente no GP da Alemanha de 1976, em Nurburgring:

Niki Lauda, Ferrari
Niki Lauda, Ferrari 312T2
Niki Lauda, Ferrari 312T2
Niki Lauda, Ferrari 312T2, Guy Edwards, Hesketh 308D-Ford, Brett Lunger, Surtees TS19-Ford, y Harald Ertl, Hesketh-Ford 308D
Niki Lauda, Ferrari 312T2 en llamas tras estrellarse cerca de la curva de Bergwerk
Accidente de Niki Lauda, Ferrari 312T2
El casco quemado de Niki Lauda, ​​Ferrari
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CONFIRA IMAGENS DA CARREIRA VITORIOSA DE NIKI LAUDA

Niki Lauda, Ferrari
Niki Lauda, Ferrari
Niki Lauda, McLaren MP4/2 TAG Porsche
Da esquerda para direita: Niki Lauda, James Hunt e Clay Regazzoni, o pódio do GP da Holanda de 1975
Niki Lauda, Ferrari
Niki Lauda
Niki Lauda
Niki Lauda, Brabham BT46B Alfa Romeo
Niki Lauda no GP da Bélgica de 1976
Niki Lauda, McLaren MP4/2B TAG Porsche
Mario Andretti lidera com Niki Lauda, quase ao seu lado durante GP da Suécia de 1978
Carlos Reutemann comemora vitória do GP do Brasil de 1977, com James Hunt, em segundo e Niki Lauda em terceiro
Niki Lauda, Ferrari 312T
Niki Lauda, Ferrari 312T
Pódio do GP de Portugal de 1984: Alain Prost, vencedor, Niki Lauda, segundo colocado, Ayrton Senna em terceiro
Niki Lauda conversa com Mauro Forghieri e Luca di Montezemolo durante fim de semana do GP da Alemanha de 1974
Niki Lauda, Brabham BT45C
Niki Lauda, Brabham BT46B
Niki Lauda, Ferrari 312T2
Niki Lauda, Ferrari 312B3
Niki Lauda, Ferrari 312T
Niki Lauda, McLaren MP4/1B
Pódio do GP do Brasil de 1976: Niki Lauda, vencedor, Patrick Depailler, terceiro e Tom Pryce em segundo
Niki Lauda, Ferrari
Niki Lauda e Luca Di Montezemolo
Niki Lauda, Ferrari 312T2
Niki Lauda, Ferrari 312T
Niki Lauda, March 721X Ford
Niki Lauda lidera GP da Áustria de 1975
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