Fórmula 1
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

GALERIA: 50 anos da provável geração mais feia de carros da F1

compartilhar
comentários
GALERIA: 50 anos da provável geração mais feia de carros da F1
Por:
22 de mar de 2019 16:12

Temporada de 1969 da categoria foi marcada por partes aerodinâmicas estranhas

Em uma época onde o regulamento técnico da Fórmula 1 era muito menos rígido e havia uma multidão de ideias para imaginar e criar, a temporada de Fórmula 1 de 1969 deixou uma marca que nos dias atuais seria digna de memes em redes sociais.

Leia também:

Uma tendência que teve seu auge em 1969, ano em que Jackie Stewart levou o título, mas havia começado um ano antes, quando os projetistas começaram a radicalizar a altura e tamanho dos aerofólios.

Os engenheiros das equipes descobriram uma vertente de aerofólios traseiros muito altos que davam mais aderência, mas que provocavam perigos e acidentes. Foram proibidos para o GP de Mônaco depois de um GP da Espanha quase trágico com diversos acidentes. Logo as asas seriam mais reguladas de maneira progressiva: primeiro em peso e tamanho e depois com obrigação de estarem fixadas ao chassis e não na suspensão.

O que veio depois não era tão chamativo, mas, com os aerofólios dianteiros e traseiros da época não deu um look muito aparente.

Admitimos que é uma opinião puramente subjetiva e pedimos perdão de antemão a quem possa se ofender por chamar de "feios" essas invenções que, independente do resultado estético, foram fruto do trabalho e criatividade dos engenheiros das escuderias.

Veja abaixo os modelos da Fórmula 1 em 1969:

Galeria
Lista

Piers Courage, Brabham

Piers Courage, Brabham
1/10

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

John Love, Team Gunston

John Love, Team Gunston
2/10

Foto de: David Phipps

Jackie Stewart , Matra International

Jackie Stewart , Matra International
3/10

Foto de: David Phipps

Jack Brabham, Brabham

Jack Brabham, Brabham
4/10

Foto de: David Phipps

Graham Hill

Graham Hill
5/10

Foto de: LAT Photographic

Jackie Oliver, Owen Racing Organisation, Pedro Rodriguez, Reg Parnell Racing, Jacky Ickx, Brabham

Jackie Oliver, Owen Racing Organisation, Pedro Rodriguez, Reg Parnell Racing, Jacky Ickx, Brabham
6/10

Foto de: David Phipps

Jackie Stewart, Matra Cosworth MS80

Jackie Stewart, Matra Cosworth MS80
7/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Bruce McLaren, McLaren M7B Ford

Bruce McLaren, McLaren M7B Ford
8/10

Foto de: LAT Images

Jochen Rindt, Lotus 49B

Jochen Rindt, Lotus 49B
9/10

Foto de: LAT Images

John Surtees, BRM P138

John Surtees, BRM P138
10/10

Foto de: LAT Images

Próximo artigo
Sainz: Renault trouxe melhoria no motor que precisávamos há 2 anos

Artigo anterior

Sainz: Renault trouxe melhoria no motor que precisávamos há 2 anos

Próximo artigo

VÍDEO: Relembre 1º pódio de Schumacher na Fórmula 1, há 27 anos

VÍDEO: Relembre 1º pódio de Schumacher na Fórmula 1, há 27 anos
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Jose Carlos de Celis