GALERIA: 50 anos da provável geração mais feia de carros da F1
Temporada de 1969 da categoria foi marcada por partes aerodinâmicas estranhas

Em uma época onde o regulamento técnico da Fórmula 1 era muito menos rígido e havia uma multidão de ideias para imaginar e criar, a temporada de Fórmula 1 de 1969 deixou uma marca que nos dias atuais seria digna de memes em redes sociais.
Leia também:
Uma tendência que teve seu auge em 1969, ano em que Jackie Stewart levou o título, mas havia começado um ano antes, quando os projetistas começaram a radicalizar a altura e tamanho dos aerofólios.
Os engenheiros das equipes descobriram uma vertente de aerofólios traseiros muito altos que davam mais aderência, mas que provocavam perigos e acidentes. Foram proibidos para o GP de Mônaco depois de um GP da Espanha quase trágico com diversos acidentes. Logo as asas seriam mais reguladas de maneira progressiva: primeiro em peso e tamanho e depois com obrigação de estarem fixadas ao chassis e não na suspensão.
O que veio depois não era tão chamativo, mas, com os aerofólios dianteiros e traseiros da época não deu um look muito aparente.
Admitimos que é uma opinião puramente subjetiva e pedimos perdão de antemão a quem possa se ofender por chamar de "feios" essas invenções que, independente do resultado estético, foram fruto do trabalho e criatividade dos engenheiros das escuderias.
Veja abaixo os modelos da Fórmula 1 em 1969:
Piers Courage, Brabham

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
John Love, Team Gunston

Foto de: David Phipps
Jackie Stewart , Matra International

Foto de: David Phipps
Jack Brabham, Brabham

Foto de: David Phipps
Graham Hill

Foto de: LAT Photographic
Jackie Oliver, Owen Racing Organisation, Pedro Rodriguez, Reg Parnell Racing, Jacky Ickx, Brabham

Foto de: David Phipps
Jackie Stewart, Matra Cosworth MS80

Foto de: Sutton Motorsport Images
Bruce McLaren, McLaren M7B Ford

Foto de: LAT Images
Jochen Rindt, Lotus 49B

Foto de: LAT Images
John Surtees, BRM P138

Foto de: LAT Images

Artigo anterior
Sainz: Renault trouxe melhoria no motor que precisávamos há 2 anos
Próximo artigo
VÍDEO: Relembre 1º pódio de Schumacher na Fórmula 1, há 27 anos

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Jose Carlos de Celis |