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GPDA quer que F1 não se "arrependa amargamente" sobre Halo

Presidida por Alex Wurz, associação de pilotos se pronunciou sobre a não introdução do dispositivo de segurança em 2017

Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H, running the Halo cockpit cover, locks up under braking

Foto de: James Moy

(L to R): Alex Wurz, Williams Driver Mentor / GPDA Chairman with Stoffel Vandoorne, McLaren Test and Reserve Driver
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
(L to R): Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 with Alex Wurz, Williams Driver Mentor / GPDA Chairman
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover

A GPDA teve grande interesse no desenvolvimento do Halo e era totalmente a favor que o dispositivo fosse introduzido no próximo ano para ajudar a minimizar os perigos da F1.

Mas, depois de uma votação do Grupo de Estratégia, em Genebra nesta quinta-feira, as equipes e os comandantes da F1 decidiram adiar a introdução de qualquer proteção de cabeça no cockpit até 2018.

A decisão deixou Wurz profundamente decepcionado , colocando o esporte em "território desconhecido", na espera de algum grande acidente no próximo ano, quando o Halo poderia ajudar.

"Minha opinião pessoal é que o resultado do Grupo de Estratégia de hoje, se ratificado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, representa muito mais do que apenas um voto contra o Halo ou um atraso na introdução de proteção de cabeça", disse Wurz ao Motorsport.com.

"Esta decisão traz a F1 para território desconhecido de muitas formas. Vamos aguardar o raciocínio ao redor disso, mas, por agora, isso pode ser visto quase como 'negócios em primeiro e segurança em segundo'."

Benefícios de segurança

Ele acrescentou: "O Halo não é esteticamente bonito, mas experimentos científicos realizados por especialistas provaram que ele tem a capacidade de salvar vidas."

"Nas últimas apresentações dos especialistas de segurança da FIA, entendi que o sistema foi apresentado pronto para uso. Eu também entendi que os carros já estão sendo projetados para o conceito do Halo."

"Além disso, ele seria, naturalmente, melhorado de forma contínua, e essas melhorias incluiriam considerações estéticas - incluindo o uso de melhores e mais avançadas tecnologias de materiais, para um conceito ainda mais eficiente."

"Então, levando todos esses fatores em consideração, é bastante surpreendente que a F1 não adote o conceito do Halo para 2017."

"Espero que a decisão de hoje não seja aquela que um dia vamos todos nos arrepender amargamente."

Elementos de risco

Embora tenha havido sugestões de que a introdução de Halo tiraria o elemento perigo da F1, Wurz não concorda.

Ele acha que há outros aspectos do esporte que podem ser melhorados para manter os fãs interessados. E carros mais seguros significa que as velocidades podem subir.

"O Halo ou qualquer dispositivo que no futuro venha a ser desenvolvimento não está tirando a coragem dos pilotos", disse ele. "Ainda se necessita de habilidades para bater os melhores pilotos do mundo."

"Se temos carros mais seguros, não é só bom para a sustentabilidade do esporte, também pode significar que poderemos deixar uma corrida com carros mais rápidos e pilotos mais agressivos."

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