Há 36 anos, Ayrton Senna estreava na F1 no GP do Brasil
Entre os cinco pilotos novatos, Senna foi o melhor na classificação, mas seu primeiro GP durou apenas oito voltas

Em 25 de março de 1984, a Fórmula 1 iniciava sua temporada daquele ano com o GP do Brasil, que ficou marcado com o quinteto de pilotos que faziam sua estreia na categoria naquela prova. Entre eles, Ayrton Senna e Martin Brundle. Além deles, Stefan Bellof, Philippe Alliot e François Hesnault.
Entre os novatos, Senna foi o melhor qualificado na classificação. O futuro tricampeão mundial largaria apenas na 17ª colocação e, apesar de ter feito um tempo 5s mais alto que o da pole, de Elio de Angelis com sua Lotus, ele estava a frente de seu companheiro de Toleman, o venezuelano Johnny Cecotto.
Leia também:
Brundle, que havia perdido para Senna na Fórmula 3 Britânica em 1983, foi o 19º. Hesnault foi o 20º, Bellof o 23º e Alliot o 26º e último do grid.
Na corrida, Senna foi o primeiro a abandonar, com seu primeiro GP na F1 durando apenas oito voltas, antes de um problema no turbo. Ao longo da prova, Bellof, Alliot e Hesnault também abandonaram, enquanto Martin Brundle foi o único dos novatos a ver a bandeira quadriculada, terminando em quinto lugar.
Porém, no final do ano, a equipe de Brundle, a Tyrell acabou sendo desqualificada de toda a temporada por várias quebras do regulamento técnico, incluindo o uso de esferas de chumbo no tanque de combustível como lastro.
No final da temporada de 1984, Senna foi o melhor dos cinco novatos no Mundial de Pilotos. O brasileiro terminou em nono, com 13 pontos conquistados e empatado com Nigel Mansell. Senna subiu ao pódio três vezes, com um segundo lugar (em Mônaco) e dois terceiros lugares (Grã-Bretanha e Portugal).
Mesmo com bons resultados, o primeiro ano de Senna na F1 não foi dos mais fáceis. Das 16 provas do ano, o brasileiro abandonou 7 etapas, não conseguiu se classificar no GP de San Marino (ele terminou a classificação em 28º, com apenas 26 vagas no grid), além de não ter participado do GP da Itália, após ser suspenso pela Toleman por um GP por não ter avisado a equipe que havia assinado contrato com a Lotus para 1985.
Para relembrar a ocasião, o Motorsport.com montou uma galeria com imagens do GP do Brasil de 1984, que você confere abaixo:












































































PODCAST #035 - Senna é o melhor piloto de todos os tempos da F1?
VÍDEO: Filmes e séries de automobilismo para ver na quarentena do coronavírus
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 | Prema "conversa" com Sargeant para Indy; Alex Rossi é opção

F1: Há 40 anos, Senna mostrava sua genialidade na chuva no GP de Mônaco

Gil de Ferran será homenageado nas 500 Milhas de Indianápolis
Últimas notícias

Nelsinho Piquet entra na briga por título continental com a Honda

Murilo Sobral domina a primeira etapa do Ultimate Drift e garante vitória com performance impecável

F1: Ralf Schumacher "não recomendaria a ninguém" ir para Red Bull

GP das Américas de MotoGP: Horários e como assistir à etapa de Austin, no Circuito das Américas
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.