Há dez anos, Massa colocava o Brasil na liderança do Mundial da F1 pela última vez
Na terceira etapa da temporada, Massa contou com uma combinação de resultados para sair da Malásia na liderança

Há exatos dez anos, um piloto brasileiro ocupava pela última vez a liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Após uma corrida de recuperação e a combinação dos resultados de seus adversários, Felipe Massa saía de Sepang em primeiro lugar.
Em 04 de abril de 2010, era realizado o GP da Malásia, terceira etapa do campeonato, após Bahrein e Austrália. Felipe estava em sua volta à categoria naquele ano, após o acidente no GP da Hungria de 2009, e teve duas boas performances nas etapas inaugurais: segundo lugar no Bahrein e terceiro na Austrália.
Massa chegava na Malásia em segundo no campeonato, com 33 pontos, quatro a menos que seu novo companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, que havia vencido a corrida no Bahrein. Já Button, ganhador na Austrália, era o terceiro, dois pontos atrás do brasileiro.
No sábado, o treino classificatório foi marcado por um tempo imprevisível. Após um início molhado, os pilotos chegaram a trocar para pneus intermediários, mas uma nova tempestade atingiu a pista. Massa não teve um bom treino e caiu ainda no Q1, garantindo apenas a 21ª colocação de 24 pilotos, com um tempo 7s mais alto que o de Kubica, que terminou a primeira parte na frente.
A culpa para o tempo ruim de Massa foi da Ferrari, que segurou o brasileiro e Alonso nos boxes na esperança da situação da pista melhorar no final do Q1, mas o que aconteceu foi o oposto, com a volta da chuva. Alonso também caiu no Q1, largando em 19º. Entre eles, Lewis Hamilton, já que a McLaren havia feito a mesma aposta com o campeão.
A pole ficou com Mark Webber, mas Sebastian Vettel, que largou em terceiro, superou seu companheiro de equipe e Nico Rosberg nos primeiros metros e assumiu a liderança e ficaram assim até o final da prova. Para o alemão, seu terceiro lugar representou o primeiro pódio da Mercedes em sua volta à F1, logo na terceira prova.
Massa andou a corrida inteira na frente de Alonso e escalou o pelotão, conseguindo subir 14 posições na corrida para terminar em sétimo. Enquanto isso, nas voltas finais, Fernando Alonso, em nono, tentou ultrapassar Jenson Button, mas teve problemas com o motor e acabou abandonando.
Com a combinação de resultados, os seis pontos conquistados por Felipe foram suficientes para colocar o brasileiro na liderança pela primeira vez desde o GP da França de 2008. Massa tinha 39 pontos, dois a frente de Alonso e Vettel, com 37 cada e quatro a frente de Button e Rosberg.
Mas, após a Malásia, Felipe teve uma temporada irregular. Das 16 corridas seguintes, ele subiu ao pódio apenas mais três vezes, com o segundo lugar na Alemanha e terceiro na Itália e na Coreia do Sul. Com isso, terminou em sexto no Mundial, atrás das duplas da Red Bull e McLaren e mais de 100 pontos atrás de Alonso.
Felipe ainda permaneceu na Ferrari por mais três anos e, na temporada de 2014, fez a troca para a Williams, onde correu até o final de 2017.
GALERIA: 20 fatos sobre a carreira de Felipe Massa
VÍDEO: 60 fatos e feitos de Ayrton Senna
PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.