Últimas notícias

Há nove anos F1 tinha a corrida mais longa da história; relembre

Vitória de Jenson Button foi histórica, com britânico se envolvendo em um acidente com companheiro de equipe, com punição nos boxes, fazendo o dobro de paradas e vencendo na última volta

Jenson Button, McLaren MP4-26 Mercedes

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Há exatos nove anos, a Fórmula 1 estabelecia um novo recorde. Com duração total de 4h04min39s o GP do Canadá é até hoje a corrida de maior duração da história da F1. A marca tende a permanecer por muito tempo, já que desde então, a categoria estabeleceu o limite máximo de quatro horas, mesmo com interrupções ocasionada por mau tempo.

O vencedor, Jenson Button, fez de tudo. Se envolveu em um acidente com o companheiro de equipe, sofreu uma punição por excesso de velocidade nos boxes, realizou o dobro de paradas do principal rival e venceu na última volta.

Leia também:

A corrida, no entanto, poderia ver Button perdendo a vitória. Um toque com Alonso no reinício da prova (interrompida após uma tempestade), que foi investigado após a corrida, não deu em nada. Depois disso, Button pôde falar: venceu a maior corrida de sua vida.

A Sebastian Vettel, restou a segunda posição e a torcida por alguma punição. Já a Red Bull colocou dois carros no pódio, com Mark Webber passando Michael Schumacher nas voltas finais, após uma grande exibição do alemão da Mercedes.

Vitaly Petrov levou a Renault ao quinto posto, enquanto Felipe Massa, por centímetros, tomou a sexta posição de Kamui Kobayashi, da Sauber. Jaime Alguersuari (Toro Rosso), Rubens Barrichello (Williams) e Sebastien Buemi (Toro Rosso), completaram a zona de pontuação.

Como foi a corrida antes da interrupção

A corrida começou com safety car na pista. A largada, pra valer, veio com quatro voltas completadas, e, logo na primeira curva, Hamilton provocou a primeira confusão: quis dividir o espaço com Webber e fez o australiano tocar.

Quatro voltas depois, possuído, o inglês tentou passar o companheiro Jenson Button. O campeão de 2009, no entanto, acabou levando o carro para o mesmo lado que Hamilton e o toque foi inevitável. Pior para o McLaren #3, que tocou no companheiro, quebrou o bico e a suspensão traseira.

O incidente fez Button ir aos boxes e colocar pneus intermediários, o que se mostrou uma boa alternativa, uma vez que seus tempos de volta baixaram significantemente. Isto fez uma legião de outros pilotos irem aos boxes, como Fernando Alonso. Mais tarde, Button seria punido por excesso de velocidade nos boxes.

Contudo, a chuva voltou a cair pesado e quem se manteve com pneus biscoito se deu bem, como Vettel e Massa. No entanto, ambos pararam para colocar compostos novos e, nisso, Kobayashi pulou para segundo, entre os dois. Foi quando veio a bandeira vermelha interrompeu a corrida.

A corrida após a interrupção

Quase três horas após o início, a corrida continuou. Todos os carros, assim como na primeira largada, saíram atrás do safety car, na mesma ordem em que ela foi interrompida.

O carro de segurança deixou a pista na 34ª volta, sete após o reinício da prova. Massa tentou passar Kobayashi, enquanto muitos foram aos boxes trocar os pneus. Com isso, Vettel abriu vantagem. Como as condições da pista melhoraram, muitos entraram nos boxes para colocar pneus intermediários, entre eles, Kobayashi e Massa, o que tornou a ordem da prova uma confusão.

Isso aconteceu no momento em que Button e Alonso se tocaram, fazendo o espanhol rodar e ficar preso em uma das zebras, provocando a entrada do safety car e o abandono do espanhol. Button foi aos boxes, trocou o pneu e voltou. Neste período, Vettel parou nos boxes, colocou pneus intermediários e voltou à pista na frente.

A relargada se deu na volta 41, com os três primeiros sustentando suas posições. Na 52ª volta, Kobayashi errou na chicane, acabou bloqueando Massa e ambos foram ultrapassados por Schumacher, em uma bela manobra. O brasileiro acabou aquaplanando em seguida e teve de ir aos boxes para trocar o bico, enquanto Button parecia renascer com pneus para pista seca.

Ao tentar passar Kobayashi, Heidfeld acabou perdendo a asa e saiu da pista, abandonando, deixando muitos detritos na pista, e provocando mais um safety car. Neste período, quase acontece um acidente grave, quando um fiscal tropeçou na frente de Kobayashi, que conseguiu desviar.

Com dez voltas para o fim, deu-se a relargada, com Vettel à frente e Schumacher segurando Webber e Button entrando na briga. Depois de duas tentativas malsucedidas, Webber perdeu a posição para Button, que ultrapassaria Schumacher na passagem seguinte.

No fim, Button tentou e voou para cima de Vettel. E conseguiu. O alemão escorregou no miolo do circuito e abriu passagem para o campeão de 2009, que venceu com o dobro de paradas. 

Veja imagens da corrida

Polesitter Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Pastor Maldonado, Williams FW33 gets out of his car to walk back to the pits
Michael Schumacher, Mercedes AMG F1 W02, Lewis Hamilton, McLaren MP4-26
Jenson Button, McLaren MP4-26 Mercedes
Jenson Button, McLaren MP4-26 Mercedes, leads Lewis Hamilton, McLaren MP4-26 Mercedes
Jenson Button, McLaren Mercedes
Jenson Button, McLaren Mercedes
Jenson Button, McLaren Mercedes
Jenson Button, McLaren Mercedes
Jenson Button, McLaren Mercedes
Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Sébastien Buemi, Toro Rosso STR6
Michael Schumacher, Mercedes GP Petronas
Polesitter Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB7
Podium: Sebastian Vettel, Red Bull Racing, Paddy Lowe, McLaren Technical Director, Jenson Button, McLaren and Mark Webber, Red Bull Racing
Jenson Button, McLaren MP4/26
Podium: race winner Jenson Button, McLaren, second place Sebastian Vettel, Red Bull Racing, third place Mark Webber, Red Bull Racing
Jenson Button, McLaren MP4/26
18

VÍDEO: Entrevista com Rubens Barrichello: piloto conta as histórias e as polêmicas da F1

PODCAST: A liderança de Hamilton pode transformá-lo em uma influência maior que Senna fora da F1?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 não terá GPs do Japão, Singapura e Azerbaijão e totaliza sete provas canceladas em 2020
Próximo artigo F1 ainda não descartou corridas classificatórias, que deve voltar ao debate em 2021

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil