Halo não teria atrapalhado situação de Alonso, diz Button
Acidente levantou debate de que, se o sistema Halo de proteção ao cockpit já estivesse implementado, poderia haver dificuldades para tirar espanhol do carro
O britânico Jenson Button afirmou que, se o carro de Fernando Alonso fosse equipado com o sistema de proteção de cockpit Halo, mesmo que tivesse dificultado a sua fuga, ele não teria sofrido quaisquer consequências negativas.
O espanhol sofreu um forte acidente neste domingo em Melbourne, na abertura da temporada de Fórmula 1, e escapou ileso apesar das imagens impressionantes.
"Ele não precisa sair (rapidamente) nessa situação", disse Button. "Há mais risco para a segurança de as coisas baterem na nossa cabeça do que qualquer coisa acontecer quando o carro está de cabeça para baixo".
"É muito incomum que isso fosse um problema, como um derramamento de combustível, por causa da célula de segurança e do tanque".
"Isso simplesmente não vai acontecer, por isso é melhor ter um sistema Halo. Os fiscais teriam que inclinar o carro para tirá-lo. Seria preciso um pouco mais de tempo, mas ele estava bem. Então isso não importa".
Button disse que ficou chocado com a gravidade do acidente de Alonso.
"Eu não vi o incidente, eu vi a bandeira vermelha e a equipe disse que ambos os pilotos estavam bem", acrescentou Button. "Eu pensei: 'estranho ter uma bandeira vermelha', e então eu vi Fernando saindo, vi o incidente, e estou surpreso que ele conseguiu sair andando".
"Isso só prova o quão longe nós viemos com os carros em termos de segurança", completou.
Veja fotos do acidente
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.