Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
60 dias
06 mai
Próximo evento em
102 dias
20 mai
Próximo evento em
116 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
130 dias
10 jun
Próximo evento em
137 dias
24 jun
Próximo evento em
151 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
158 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
172 dias
29 jul
Próximo evento em
186 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
214 dias
02 set
Próximo evento em
221 dias
09 set
Próximo evento em
228 dias
23 set
Próximo evento em
242 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
249 dias
07 out
Próximo evento em
256 dias
21 out
Próximo evento em
270 dias
28 out
Próximo evento em
277 dias
05 nov
Próximo evento em
285 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
298 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
313 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
322 dias

Hamilton culpa formato do classificatório por confusão em Monza: "É um sistema maluco"

compartilhar
comentários
Hamilton culpa formato do classificatório por confusão em Monza: "É um sistema maluco"

Britânico, que também reduziu a velocidade, apontou perigos de manobra para tentar uma posição melhor na pista

Lewis Hamilton disse que achou perigoso a forma como todos os carros reduziram a velocidade nos últimos instantes do treino classificatório para o GP da Itália. Ele afirmou ainda que a estratégia adotada pelos pilotos gerou um anti-clímax, e culpou o sistema de classificação da Fórmula 1.

O editor recomenda:

Nos últimos momentos da classificação, todos os pilotos estavam tentando se aproveitar do vácuo de quem ia à frente e ninguém queria liderar o pelotão, por isso diminuíram a velocidade. No entanto, a estratégia causou uma bagunça tão grande que de todos eles, apenas Carlos Sainz Jr. conseguiu abrir volta rápida.

Hamilton foi um dos que diminuiu a velocidade no miolo do circuito, mas quando percebeu que poderia não dar tempo de abrir volta, se desesperou e começou a acelerar para tentar chegar a linha de chegada antes do cronômetro zerar. Mais tarde, ele admitiu que a estratégia não foi boa.

"Definitivamente gerou um anti-clímax por não termos conseguido abrir volta em tempo. É um sistema maluco esse que temos, todos segurando o ritmo e tentando conseguir uma posição com o tempo acabando. Infelizmente eles conseguiram a pole na primeira saída, depois o tempo acabou".

"Foi perigoso para todos nós, pessoas reduzindo a velocidade e você sem saber quem está ao seu lado. É um negócio arriscado".

A Ferrari demonstrou ter um carro mais forte do que o da Mercedes ao longo de todo o fim de semana. No entanto, na segunda fase da classificação e na primeira tentativa das equipes no Q3, o time alemão mostrou estar mais rápido do que parecia.

Com a confusão no fim do treino, foi impossível apontar quem era realmente o mais veloz, mas Hamilton jogou o favoritismo para os adversários:

"Tenho que ser agradecido por estar na primeira fila. Nós conseguimos separar as ferraris, o que como um time, é algo bom de se conseguir".

"Estávamos atrás da Ferrari nas retas. Com a nova asa deles o arrasto é muito maior. Então será bom largar na frente para que possamos ter uma boa luta amanhã".

Veja como ficou o grid de largada para o GP da Itália:

1 - Charles Leclerc, Ferrari SF90 - 1'19.307

1 - Charles Leclerc, Ferrari SF90 - 1'19.307
1/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

2 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 - 1'19.346

2 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 - 1'19.346
2/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

3 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 - 1'19.354

3 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 - 1'19.354
3/20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

4 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90 - 1'19.457

4 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90 - 1'19.457
4/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

5 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19 - 1'19.839

5 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19 - 1'19.839
5/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

6 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19 - 1'20.049

6 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19 - 1'20.049
6/20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

7 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34 - 1'20.455

7 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34 - 1'20.455
7/20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

8 - Alex Albon, Red Bull Racing RB15 - Sem tempo no Q3

8 - Alex Albon, Red Bull Racing RB15 - Sem tempo no Q3
8/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

9 - Lance Stroll, Racing Point RP19 - Sem tempo no Q3

9 - Lance Stroll, Racing Point RP19 - Sem tempo no Q3
9/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

10 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38 - 1'20.517

10 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38 - 1'20.517
10/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

11 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19 - 1'20.615

11 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19 - 1'20.615
11/20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

12 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14 - 1'20.630

12 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14 - 1'20.630
12/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

13 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38 - Sem tempo no Q3

13 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38 - Sem tempo no Q3
13/20

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

14 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19 - 1'20.784

14 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19 - 1'20.784
14/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

15 - Sergio Perez, Racing Point RP19 - 1'21.291

15 - Sergio Perez, Racing Point RP19 - 1'21.291
15/20

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

16 - George Russell, Williams Racing FW42 - 1'21.80

16 - George Russell, Williams Racing FW42 - 1'21.80
16/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

17 - Robert Kubica, Williams FW42 - 1'22.356

17 - Robert Kubica, Williams FW42 - 1'22.356
17/20

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

18 - Lando Norris, McLaren MCL34 - 1'21.068

18 - Lando Norris, McLaren MCL34 - 1'21.068
18/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

19 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14 - 1'21.125

19 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14 - 1'21.125
19/20

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

20 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15 - Sem tempo

20 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15 - Sem tempo
20/20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Leclerc lamenta bagunça no fim da classificação: "Uma pena"

Artigo anterior

Leclerc lamenta bagunça no fim da classificação: "Uma pena"

Próximo artigo

VÍDEO: Veja a confusão que deixou treino da F1 caótico em Monza

VÍDEO: Veja a confusão que deixou treino da F1 caótico em Monza
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP da Itália
Sub-evento Treino Classificatório
Pilotos Lewis Hamilton
Equipes Mercedes