Hamilton derrota Rosberg no TL1 em Mônaco; Massa bate
Estreando os novos pneus ultramacios, pilotos da Mercedes batem tempo do Q1 de 2015 em primeira sessão do fim de semana














Vencedor em Mônaco no ano de 2008, Lewis Hamilton liderou o primeiro treino livre do final de semana na pista de Monte-Carlo em 2016. O piloto da Mercedes anotou o tempo de 1min15s537, 0s101 à frente do companheiro de equipe Nico Rosberg.
Com os novos pneus ultramacios, os tempos despencaram nesta primeira sessão. Para se ter uma ideia, o tempo do TL1 no ano passado com supermacios foi de 1min18s750. Neste primeiro ensaio, o top-6 fez um tempo mais rápido que o 1min16s528 feito por Nico Rosberg no Q1 de 2015.
Atrás das duas Mercedes vieram Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e o vencedor do GP da Espanha, o holandês Max Verstappen.
O brasileiro Felipe Massa foi a primeira vítima do final de semana em Monte-Carlo. Antes ainda da primeira meia hora, o piloto da Williams perdeu o controle de seu carro na Sainte Dévote e acertou o muro com o lado esquerdo de seu carro. Sem poder participar do resto do treino, ele ficou com o 19º lugar.
Além de Massa, Esteban Gutierrez (com problemas mecânicos) e Jolyon Palmer (com um acidente) foram as ocorrências da sessão.
Felipe Nasr terminou seu treino à frente do companheiro Marcus Ericsson, em 16º lugar.
O treino
Os pilotos da Mercedes foram os primeiros a ir para a pista. Eles foram os responsáveis por estrearem os pneus ultramacios em uma sessão oficial da F1. Em menos de dez minutos os compostos já mostraram o trabalho.
Hamilton cravou o tempo de 1min18s750 na sessão em 2015. Em 2016, com apenas dez minutos, o inglês fez 1min18s3. Ele ainda melhoraria até o fim da primeira meia hora para 1min16s588.
Com 26 minutos de treino, Felipe Massa perdeu seu carro na curva Ste Dévote. Saindo de traseira, o brasileiro acertou o muro externo com o lado esquerdo de seu carro e teve de abandonar a sessão.
Com metade do treino, Hamilton melhorou seu tempo para 1min16s097. Rosberg veio atrás e fez 1min16s585. Nico melhorou o tempo de Lewis para 1min15s638. No entanto, o inglês logo em seguida voltou para a ponta, com 1min15s537.
A 20 minutos do fim do treino Jolyon Palmer bateu no muro da curva do Tabaco. Assim como Massa em seu acidente, o piloto trouxe o Safety Car Virtual para a neutralização da sessão.
Nos últimos cinco minutos, Rosberg furou seu pneu traseiro esquerdo retirando uma tampa de boeiro na saída da Sanite Dévote. A tampa ainda acertou o inglês Jenson Button, que quebrou sua asa dianteira e furou o pneu dianteiro direito. O treino terminou em bandeira vermelha para reparos no local.
O segundo treino livre começa às 9h da manhã desta quinta no horário de Brasília.
Resultado, Treino Livre 1
Pos. | Piloto | Equipe | Tempo | Dif. | Voltas |
---|---|---|---|---|---|
1 | ![]() |
![]() |
1:15.537 | 31 | |
2 | ![]() |
![]() |
1:15.638 | +0.101 | 39 |
3 | ![]() |
![]() |
1:15.956 | +0.419 | 26 |
4 | ![]() |
![]() |
1:16.308 | +0.771 | 29 |
5 | ![]() |
![]() |
1:16.371 | +0.834 | 30 |
6 | ![]() |
![]() |
1:16.426 | +0.889 | 37 |
7 | ![]() |
![]() |
1:16.560 | +1.023 | 34 |
8 | ![]() |
![]() |
1:16.697 | +1.160 | 28 |
9 | ![]() |
![]() |
1:16.912 | +1.375 | 24 |
10 | ![]() |
![]() |
1:17.130 | +1.593 | 39 |
11 | ![]() |
![]() |
1:17.562 | +2.025 | 44 |
12 | ![]() |
![]() |
1:17.599 | +2.062 | 33 |
13 | ![]() |
![]() |
1:17.838 | +2.301 | 27 |
14 | ![]() |
![]() |
1:17.909 | +2.372 | 25 |
15 | ![]() |
![]() |
1:17.920 | +2.383 | 26 |
16 | ![]() |
![]() |
1:18.187 | +2.650 | 29 |
17 | ![]() |
![]() |
1:18.274 | +2.737 | 34 |
18 | ![]() |
![]() |
1:18.301 | +2.764 | 33 |
19 | ![]() |
![]() |
1:18.746 | +3.209 | 10 |
20 | ![]() |
![]() |
1:18.871 | +3.334 | 22 |
21 | ![]() |
![]() |
1:20.528 | +4.991 | 28 |
22 | ![]() |
![]() |
1:20.868 | +5.331 | 25 |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.