Últimas notícias

Após morte, família de Bianchi move ação contra FIA e F1

Família alega que relatório da FIA sobre o acidente não aponta verdadeiros culpados e diz querer “justiça”

Jules Bianchi, Marussia F1 Team

Foto de: XPB Images

Jules Bianchi, Marussia F1 Team
Jules Bianchi, Marussia F1 Team MR03
A família de Jules Bianchi no paddock: Tom, Philippe e Christine Bianchi - irmão, pai e mãe, nesta ordem
A família de Jules Bianchi no paddock: Tom, Philippe e Christine Bianchi - irmão, pai e mãe, nesta ordem

A família do ex-piloto francês Jules Bianchi, morto em julho do ano passado em decorrência de um acidente no GP do Japão de 2014, está movendo uma ação judicial contra a Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Na ocasião de seu acidente, o piloto acertou um trator que retirava da pista o carro do alemão Adrian Sutil, que uma volta antes havia batido no mesmo local após a chuva que caia em Suzuka aumentar sua intensidade.

Embora o relatório oficial da FIA sobre a morte de Bianchi tenha eximido os chefes da F1 de qualquer delito sobre os ocorridos naquele dia, a família do francês é inflexível na crença de que grandes erros foram cometidos.

Depois de meses, a família finalmente decidiu iniciar uma ação judicial no Reino Unido contra o braço comercial da F1, a FIA e a equipe Marussia.

O pai de Bianchi, Philippe, disse: "Buscamos justiça para Jules, e queremos estabelecer a verdade sobre as decisões que levaram à morte do nosso filho no GP do Japão de 2014.”

"Como família, temos muitas perguntas sem resposta e a sensação de que o acidente e a morte de Jules poderiam ter sido evitados se uma série de erros não tivesse sido cometida."

A ação legal de Bianchi está sendo liderada por Stewarts Law - que enviou cartas para a FIA e para a Marussia sobre os motivos que a ação está sendo tomada.

A carta explica por que a família Bianchi acredita que eles são responsáveis pelo acidente.

O parceiro de Stewarts Law, Julian Chamberlayne, disse: "a morte de Jules Bianchi era evitável. O relatório de inquérito da FIA deste acidente fez numerosas recomendações para melhorar a segurança na Fórmula 1, mas não conseguiu identificar onde foram cometidos os erros que levaram à morte de Jules.”

"Foi surpreendente e angustiante para a família Bianchi ler estas conclusões, assinalando a culpa de Jules apesar da existência de outros fatores que contribuíram para o acidente. A família Bianchi está determinada a exigir respostas e que as partes assumam responsabilidade por quaisquer falhas.”

"Isso é importante se os pilotos atuais e futuros terão confiança de que a segurança no esporte será colocada em primeiro lugar. Se este tivesse sido o caso em Suzuka, Jules Bianchi provavelmente estaria vivo e competindo hoje, no esporte que ele amava ."

A família Bianchi deverá estar no GP de Mônaco neste fim de semana.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton derrota Rosberg no TL1 em Mônaco; Massa bate
Próximo artigo Ricciardo surpreende e termina quinta na frente; Massa é 16º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil