Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
66 dias
06 mai
Próximo evento em
108 dias
20 mai
Próximo evento em
122 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
136 dias
10 jun
Próximo evento em
143 dias
24 jun
Próximo evento em
157 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
164 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
178 dias
29 jul
Próximo evento em
192 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
220 dias
02 set
Próximo evento em
227 dias
09 set
Próximo evento em
234 dias
23 set
Próximo evento em
248 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
255 dias
07 out
Próximo evento em
262 dias
21 out
Próximo evento em
276 dias
28 out
Próximo evento em
283 dias
05 nov
Próximo evento em
291 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
304 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
319 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
328 dias

Honda teve que mudar configuração de motor no grid no Japão

compartilhar
comentários
Honda teve que mudar configuração de motor no grid no Japão
Por:

Fabricante japonesa, depois de ter aval da FIA negado pouco antes da corrida, teve que alterar novamente acerto feito no parque fechado

A Honda teve que abortar uma mudança planejada para melhorar seu motor atualizado depois de ser "surpreendida" por uma instrução da FIA antes do início do GP do Japão.

A fabricante japonesa queria fazer uma mudança no carro de Pierre Gasly depois da qualificação, durante as condições de parque fechado, para lidar com as oscilações que ainda estão ocorrendo nas trocas de marcha do motor atualizado. Antes do GP, a FIA confirmou que a Honda alterou as configurações pós-mudança de marcha dos carros da Toro Rosso.

O pedido por escrito foi aprovado pelo delegado técnico da FIA, Jo Bauer.

Porém, a Honda diz que foi informada no grid que precisava desfazer a alteração, mas não sabe por quê. Entende-se que foi considerado que a Honda não fez a mudança como foi solicitado, por isso teve que reverter para a configuração anterior.

Um comentário oficial da FIA é esperado em breve, mas ainda não estava disponível no momento desta matéria.

Gasly teve que alterar o timing de suas mudanças de marcha para cima durante o GP, em que terminou fora dos pontos, em 11º, depois de começar em sétimo.

Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR13

Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR13

Photo by: Jerry Andre / Sutton Images

A Honda diz que a mudança não limitou o desempenho do motor na corrida, mas quer mais informações sobre o motivo de a FIA ter mudado sua decisão original.

"Nós enviamos o pedido de mudança no parc fermé para a FIA", disse o diretor técnico da Honda F1, Toyoharu Tanabe.

"Eles aprovaram, é por isso que eles emitiram o documento. Eu preciso descobrir exatamente porque eles mudaram sua decisão. Isso foi feito por alguém. Ficamos surpresos, porque eles disseram sim. De repente, no grid, eles disseram que não. Precisamos respeitar a decisão da FIA, por isso alteramos tudo novamente."

Tanabe disse que era "difícil dizer se as alterações são grandes ou pequenas", mas o fato de a FIA inicialmente ter dito sim mostrou que a Honda não estava tentando introduzir um grande diferencial de desempenho.

Os pilotos da Toro Rosso ainda relataram melhor dirigibilidade após a atualização ter sido introduzida nos treinos na semana passada na Rússia.

O upgrade da Honda desempenhou um papel fundamental no fato de Brendon Hartley e Pierre Gasly terem se classificado em sexto e sétimo em Suzuka, apesar de não terem marcado pontos devido a problemas na largada e nos pneus, respectivamente.

"Do ponto de vista do desempenho, estamos felizes", disse Tanabe.

"As oscilações pós-mudança de marcha, talvez alguma entrega de torque em baixa RPM, vamos avaliar os dados daqui e podemos melhorar para a próxima corrida."

Hamilton: Mercedes derrotou a Ferrari na guerra psicológica

Artigo anterior

Hamilton: Mercedes derrotou a Ferrari na guerra psicológica

Próximo artigo

Matemática do título: como Hamilton pode ser penta nos EUA

Matemática do título: como Hamilton pode ser penta nos EUA
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Localização Suzuka
Autor Scott Mitchell