O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, acredita que não haverá novidades nas duplas de pilotos dos três times de ponta para a temporada 2020 da Fórmula 1. Enquanto os rumores tomam conta do paddock e dos meios de comunicação, os protagonistas seguem negando qualquer movimento (veja abaixo galeria que mostra cenário completo do mercado de pilotos).
Se a Ferrari foi a primeira a afirmar que manterá seus pilotos para 2020 (Sebastian Vettel e Charles Leclerc), a Red Bull agora também sugere que não mudará a dupla do ano que vem. Max Verstappen é a estrela do projeto da equipe austríaca, e a equipe continua apostando em Pierre Gasly, apesar do mau rendimento que mostrou até o momento.
Na Ferrari, se Vettel deixar a escuderia de Maranello, há quem acredite que o alemão poderia voltar para a Red Bull, time pelo qual venceu seus quatro títulos mundiais. Porém, a equipe negou a possibilidade.
Em uma entrevista para a BBC, Horner disse: "Tenho escutado rumores de que Sebastian voltará para a Red Bull, porém não há nenhuma negociação ou conversa sobre seu regresso. Ele tem um contrato com a Ferrari até o fim de 2020.”
Além disso, Horner considera que nenhuma das três equipes farão mudanças, mesmo com o fim do contrato de Bottas no fim da temporada. “Em minha opinião, as três melhores equipes não mudarão seus pilotos até o final de 2020, no mínimo”, disse o chefe da Red Bull.
O destino de Gasly segue sem confirmação, mas até o momento, a equipe de Milton Keynes vem tentando demonstrar confiança no jovem. “Ele chegou a nosso time muito antes do planejado”, disse Horner sobre o piloto que foi promovido para a equipe principal da marca menos de um ano após estrear na F1.
“Alguns incidentes na pré-temporada afetaram sua confiança, e ele tem o companheiro de equipe mais forte do mundo. Seu rendimento foi pior do que deveria ter sido nas primeiras corridas. Mas nós conhecemos Gasly há muito tempo e sabemos de seu potencial. Por isso, nós o apoiamos ao máximo e queremos ajudá-lo a superar este momento”.
Veja como está o mercado de pilotos para 2020 até o momento:
Estes são os pilotos que começaram a temporada 2019.
Foto de: Rubio / Motorsport Images
O atual campeão tem vaga garantida na Mercedes para 2020. Buscando bater os recordes de Schumacher, deve permanecer com as flechas de prata, formando o conjunto mais forte do grid: melhor piloto no melhor carro.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
O contrato de Bottas é renovado ano a ano e a equipe segue afirmando que para manter a vaga, o finlandês que é vice-líder do campeonato precisa manter um alto rendimento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Quem pode substituir Bottas, é o pupilo da Mercedes que está sem vaga desde o fim de 2018, Esteban Ocon.
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Ocon também tem boa relação com a Renault e o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, disse que pode fazer um empréstimo para os franceses em 2020.
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
O alto salário de Hulkenberg e de Ricciardo pode fazer os franceses optarem por substituir o alemão por Ocon.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Na Ferrari, Charles Leclerc tem um contrato de longo prazo. Considerado o futuro líder da equipe, tem assento garantido para 2020.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Vettel tem contrato com a Ferrari até o fim de 2020. Tanto o piloto quanto a equipe seguem repetindo que o casamento não acabará, mas o mau desempenho do alemão continua gerando rumores no Paddock.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Mas quem poderia substituir Vettel? Alguns rumores apontam para a volta de Fernando Alonso, mas o espanhol nega que queira voltar para a F1. Ao mesmo tempo, a Ferrari nega qualquer mudança em sua dupla.
Foto de: Sutton Motorsport Images
Bottas afirmou recentemente que em uma eventual saída da Mercedes, seu objetivo seria pilotar pela Ferrari. Os italianos no entanto, não mencionam o nome do finlandês.
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Verstappen também tem desejo de pilotar pelo time italiano no futuro. Mas neste momento, nem ele nem a equipe acreditam que seja o melhor.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Max Verstappen é o grande diamante da Red Bull que acredita que o holandês é o melhor piloto do mundo e espera fornecer-lhe um carro para ser campeão mundial.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O futuro de Gasly é menos claro. Com os maus resultados, se tornou alvo de vários rumores. O que pesa a favor do francês, é que a Red Bull não tem nenhum jovem piloto pronto para assumir a vaga neste momento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Daniil Kvyat poderia assumir a vaga de Gasly, mas a Red Bull parece esperar para ver se o russo é capaz de manter grande forma na Toro Rosso.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Alex Albon parece ser a grande aposta para o futuro da Red Bull, mas a equipe está tomando o cuidado de dar tempo ao jovem para amadurecer na Toro Rosso antes de uma eventual promoção.
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Patricio O’Ward foi levado pela Red Bull para a Super Fórmula Japonesa, a mesma tática que usou com Gasly no passado.
Foto de: Masahide Kamio
Na Haas, Kevin Magnussen parece ter um futuro mais sólido do que seu parceiro. Apesar de não brilhar, o dinamarquês tem sido responsável pelos resultados mais consistentes do time. Deve permanecer na equipe.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Romain Grosjean está decepcionando ano atrás ano. Apesar de bons resultados esporádicos, o piloto oscila demais e comete muitos erros. Deve deixar a equipe no fim do ano.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Pietro Fittipaldi é um forte candidato pela vaga de Grosjean. Além de ter bons resultados nas categorias de base, possui grandes patrocinadores. O que pesa contra o brasileiro é a falta da superlicença.
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Hulkenberg seria um dos favoritos pela vaga da Haas, mas o alto salário do alemão pode ser um obstáculo para sua contratação.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sergio Perez, conta com patrocinadores muitos fortes e seu custo é quase zero para quem conta com seus serviços. Seria a opção mais viável para a Haas e 2020.
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Com a compra da equipe por seu pai, Lance Stroll parece ter futuro garantido na Racing Point para 2020.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Carlos Sainz Jr. já foi confirmado pela McLaren em 2020. O time assinou com o espanhol por dois anos no fim do ano passado e tem se mostrado satisfeita com os resultados do piloto.
Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images
O mesmo vale para Lando Norris, que tem mostrado talento e já foi cobiçado por equipes rivais. Confirmado para 2020, deve permanecer na McLaren por mais alguns anos.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
A porta para o retorno de Alonso foi fechada para 2020, mas a equipe segue tendo um contrato com o Espanhol que atua como embaixador da marca.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
George Russell tem feito o melhor que pode na Williams e deve buscar um novo carro para mostrar seu potencial no futuro. Mas a falta de oportunidades no grid pode fazê-lo permanecer onde está.
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Robert Kubica retornou após muitos anos fora da categoria. Os resultados até o momento estão abaixo do esperado, mas o piloto aponta o carro da Williams como grande responsável pela má fase.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Nicholas Latifi que atualmente disputa o título da F2 poderia ser contratado pela Williams em 2020.
Foto de: Williams F1
Kimi Raikkonen tem contrato com a Alfa Romeo até o fim de 2020. Tanto o piloto quanto a equipe estão satisfeitos com a parceria.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Antonio Giovinazzi deve permanecer na equipe se conseguir melhorar sua forma neste ano. O italiano teve um começo ruim mas continua contando com o apoio dos chefes do time.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Marcus Ericsson perdeu a vaga de titular neste ano e corre na Indy, mas continua sendo uma opção para o time em uma eventual saída de Giovinazzi.
Foto de: Sauber
Callum Ilott é protegido da Ferrari e poderia ser levado para a Alfa Romeo em 2020, mas seria uma aposta improvável neste momento.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Top Comments