Lauda culpa Hamilton por acidente "estúpido" com Rosberg
Consultor da Mercedes, Niki Lauda, vê Lewis Hamilton como culpado em acidente que causou o abandono do britânico e de Nico Rosberg ainda na primeira volta do GP da Espanha
O lance que, sem dúvida, colaborou para a vitória de Max Verstappen no GP da Espanha, neste domingo (15), foi o acidente entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton na freada para a curva Repsol, ainda na primeira volta da prova.
Ainda durante a corrida, a cúpula da Mercedes se reuniu com os dois pilotos, que sequer tiraram o capacete antes de entrar no motorhome da equipe. O incidente na pista não agradou a ninguém e um dos mais furiosos era Niki Lauda, diretor não-executivo da Mercedes.
E o ex-piloto tem um culpado pelo incidente - para Lauda, evitável: Hamilton. “É estúpido. Poderíamos ter vencido a prova. Lewis foi agressivo demais", disparou o tricampeão mundial de F1 antes da reunião da equipe.
Quando questionado sobre quais medidas a Mercedes poderia tomar após o acidente, Lauda foi evasivo. "Primeiro, preciso conversar com os dois e ouvir as explicações, depois veremos o que acontece", afirmou.
Wolff: "não quero culpar nenhum dos dois no momento"
Toto Wolff, chefe da Mercedes, procurou colocar panos quentes na questão após sair da reunião em que o acidente foi discutido.“É uma situação muito complicada, há muito a ser analisado. Não tenho um veredito, então não quero culpar nenhum dos dois no momento", afirmou
Wolff foi questionado sobre a forte opinião de Lauda e demonstrou respeito pelas palavras do austríaco, mas seguiu sem se posicionar. "Niki, por ter sido piloto, tem uma opinião formada. São os instintos dele, então é justo que ele tenha se manifestado", observou.
“Mas precisamos olhar os dados, conversar com os pilotos. E então as coisas podem ser diferentes. Como eu disse, não é simples. Os dois pilotos estão bastante contrariados, pois eles sabem de todo o esforço feito antes", disse.
Wolff relembrou o toque entre os dois em Spa-Francorchamps em 2014 para destacar que a equipe conseguirá lidar com a situação e contornar a tensão, que ficou evidente pelas imagens mostradas na transmissão oficial da prova.
“Isto é o mesmo que vimos em Spa, mas evoluímos e crescemos juntos, como equipe, desde então. Sabíamos da possibilidade de passar por uma situação semelhante e foi exatamente o que aconteceu", ressaltou.
“Ambos se desculparam com a equipe pelo que aconteceu. Claro que cada um deles tem a própria visão do ocorrido, então precisamos analisar todos os aspectos e evitar de qualquer maneira que isso aconteça novamente no futuro", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.