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Fórmula 1 GP do México

Leclerc faz o melhor tempo no terceiro treino livre para o GP do México

Mercedes, Ferrari e Red Bull encerram com tempos muito próximos nos treinos para o GP do México de Fórmula 1

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Charles Leclerc foi o mais rápido no terceiro treino livre para o GP do México de Fórmula 1. O tempo do monegasco foi de 1min16s145, 0s027 mais veloz do que Sebastian Vettel, o segundo melhor da sessão. O top-5 foi completado por: Valtteri Bottas, Lewis Hamilton e Carlos Sainz Jr. 

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O treino começou com pouca atividade na pista. Uma chuva havia caído sobre o autódromo Hermanos Rodríguez pouco antes da sessão e, por isso, quem foi à pista precisou usar pneus intermediários. Os primeiros a registrarem tempo foram os pilotos da Red Bull. 

Max Verstappen fez a melhor marca no começo da sessão e seu tempo permaneceu no topo da tabela por mais da metade do treino. Apenas Red Bull, Ferrari e Mercedes mandaram seus dois pilotos completarem voltas rápidas. Kimi Raikkonen e Romain Grosjean fecharam o grupo dos oito que fizeram voltas rápidas nos primeiros 45 minutos do treino.

Tempo melhorou no fim do treino

 

Valtteri Bottas fez uma tentativa de intermediários e reportou que finalmente havia condições para andar com pneus slick nos 15 minutos finais da sessão. Raikkonen foi o primeiro a se arriscar com pneus de seco e fechou sua volta 5s mais rápido que Verstappen.

Na sequência, Ferrari e Mercedes mandaram os carros darem voltas rápidas com compostos médios e macios. Bottas, agora com pneus slick, completou com 1min19s101. Sebastian Vettel, logo em seguida, fez 1min17s744.

O que se sucedeu nos três minutos finais foi uma sequência de voltas rápidas: Alex Albon, Verstappen, Carlos Sainz Jr., Bottas, Vettel e finalmente Charles Leclerc estiveram no topo da tabela. O tempo do monegasco foi registrado com o cronômetro já zerado.

Quem ficou de fora do treino foi a Renault, que teve um problema no sistema de refrigeração dos dois carros e optou por dedicar o tempo à se preparar para deixar tudo pronto para o treino classificatório.

A corrida, embora no fim do calendário, ainda faz com que as equipes tragam evoluções para o carro (veja todas elas na galeria abaixo da tabela).

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Veja a tabela completa do TL3 no México:

Cla Piloto Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h
1 Monaco Charles Leclerc 14 01'16.145     203.485
2 Germany Sebastian Vettel 11 01'16.172 00.027 00.027 203.413
3 Finland Valtteri Bottas 18 01'16.259 00.114 00.087 203.181
4 United Kingdom Lewis Hamilton 16 01'16.381 00.236 00.122 202.856
5 Spain Carlos Sainz Jr. 14 01'16.638 00.493 00.257 202.176
6 Netherlands Max Verstappen 12 01'16.903 00.758 00.265 201.479
7 France Pierre Gasly 10 01'17.090 00.945 00.187 200.991
8 Thailand Alexander Albon 19 01'17.094 00.949 00.004 200.980
9 United Kingdom Lando Norris 11 01'17.146 01.001 00.052 200.845
10 Mexico Sergio Perez 10 01'17.207 01.062 00.061 200.686
11 Russian Federation Daniil Kvyat 14 01'17.529 01.384 00.322 199.852
12 Finland Kimi Raikkonen 19 01'17.740 01.595 00.211 199.310
13 Canada Lance Stroll 8 01'17.866 01.721 00.126 198.988
14 Italy Antonio Giovinazzi 8 01'17.881 01.736 00.015 198.949
15 Denmark Kevin Magnussen 12 01'18.132 01.987 00.251 198.310
16 France Romain Grosjean 14 01'18.527 02.382 00.395 197.313
17 United Kingdom George Russell 13 01'20.965 04.820 02.438 191.371
18 Poland Robert Kubica 13 01'22.002 05.857 01.037 188.951
19 Germany Nico Hulkenberg 1        

Equipes chegam cheias de novidades

O GP do México representa um desafio à parte para as equipes por conta da altitude e do ar rarefeito, o que torna mais difícil o aquecimento dos motores. Fora isso, a pista tem características únicas em termos de pressão aerodinâmica. Com isso, os times se vêem obrigados a levar kits de atualizações exclusivos para o país. Confira as atualizações das equipes:

Suspensão frontal da Toro Rosso STR14
Vários tubos servem para transportar o fluxo de ar ao redor da dianteira e para os freios
Cobertura do motor da Toro Rosso STR14
A Toro Rosso não apenas usará uma saída de refrigeração muito maior na parte traseira de seu carro no México, atendendo às demandas de altitude e da unidade de potência, mas também levou uma solução ampliada e em forma de T nas entradas de ar.
Lateral da Ferrari SF90
As aletas dos elementos superiores servem para espelhar e direcionar o ar em relação às aletas das superfícies inferiores.
Suspensão traseira da Ferrari SF90
A área ao redor do pneu traseiro foi desenvolvida fortemente por equipes na história recente e, como podemos ver pela A Ferrari usa uma grande quantidade de aletas e asas para controlar a forma como o fluxo de ar é derramado no pneu traseiro e como colide com o fluxo do difusor traseiro. É interessante ver as fendas no assoalho para expulsar parte do fluxo para as laterais.
Asa trasiera da Ferrari SF90
A equipe usará uma configuração de alta pressão aerodinâmica no México.
Racing Point RP19
O grande apêndice em forma de torpedo na lateral do RP19 inclui uma câmera de imagem térmica que monitora o comportamento do pneu durante os treinos livres, fornecendo aos engenheiros dados vitais para trabalhar na qualificação e na corrida. O objetivo é limitar o impacto aerodinâmico em outras áreas do carro.
Racing Point RP19
Este complemento em forma de lágrima no Racing Point RP19 não só oferece suporte para o capacete do piloto quando ele está no cockpit, mas também reduz as inconsistências aerodinâmicas nessa região.
Red Bull Racing RB15
O resfriamento é primordial no ar rarefeito do GP do México, então a Red Bull bolou mais resfriamento na transição em torno do halo.
Red Bull Racing RB15
Na parte traseira do carro, a Red Bull também optou por mais resfriamento, com saídas abertas em volta dos braços superiores da suspensão.
Red Bull Racing RB15
Esta foto lateral do RB15 mostra o tamanho dessas novas aberturas em torno da perna traseira do braço superior, enquanto a equipe também optou por um único elemento T-Wing, já que o arrasto é reduzido significativamente em altitude.
Williams Racing FW42
A nova asa (à esquerda) é proporcionalmente diferente em termos de abas superiores, com menos espaço para a seção ajustável.
Williams Racing FW42
Uma bela foto da asa dianteira da Williams, mais recente, por trás.
Williams Racing FW42
Uma visão geral do bargeboard, do defletor do painel lateral e dos outros apêndices laterais no Williams FW42.
Asa da Racing Point RP19
Outro olhar sobre o bico revisado introduzido pela Racing Point no GP da Bélgica, que apresenta pilares de asa alongados com quatro fendas.
Asa da Racing Point RP19
O novo design do bico também foi emparelhado com uma nova asa dianteira, com a seção externa da asa reprojetada para lidar com os pneus.
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