Mais atualizações: Williams e outras equipes revelam novidades no Japão
Williams testa nova asa dianteira mirando temporada 2020 da F1, enquanto Renault, Mercedes, Red Bull e outros times focam nas últimas corridas do ano

A Williams testou uma nova asa dianteira durante os treinos livres para o GP do Japão. De acordo com a equipe, a peça faz parte do desenvolvimento do carro para 2020. Design da asa segue o conceito da maioria das equipes.
Leia também:
- Leclerc admite que falta de ritmo da Ferrari em Suzuka é uma surpresa
- Bottas lidera ‘possível quali’ e depende de mau tempo para ser pole no Japão
- F1 cancela atividades de sábado no Japão devido à chegada de supertufão; quali será horas antes da corrida
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
No primeiro treino desta sexta-feira, a equipe colocou George Russell na pista com o modelo velho e Robert Kubica com a peça nova, depois inverteram a ordem para analisar o desempenho geral do elemento. No TL2 o time manteve um carro com cada versão.
O novo modelo segue a tendência das equipes rivais de usar a parte interna da asa para direcionar o ar para dentro do conjunto e gerar maior pressão aerodinâmica, enquanto as extremidades possuem elementos que expulsam o ar para fora, limpando o fluxo sobre as rodas.
A Williams trouxe a aleta ajustável mais para o centro da asa, reduzindo a área que pode ser configurada pelos mecânicos ao longo dos fins de semana. A placa de acabamento das extremidades recebeu uma pequena crista para direcionar o ar para fora da área do carro.
Questionado pelo Motorsport.com se a nova asa representava um avanço, Kubica foi positivo, embora tenha destacado que os testes servem para avaliar o projeto do próximo ano.
“Até onde eu sei, o plano é avaliar a asa para o carro do ano que vem, e não necessariamente deveria melhorar a performance do modelo atual. A peça deve ajudar a liberar o potencial do carro de 2020. Embora eu não vá estar aqui, estou feliz por poder ajudar a tentar dar um retorno preciso ao time e ajudá-los no desenvolvimento do chassi”.
Russel disse que o objetivo não era que houvesse grande diferença, mas apenas recolher dados para os engenheiros entenderem o rumo a ser tomado no projeto.
“A diferença não seria algo gritante. O pessoal precisa acumular informações. Teremos bastante tempo para olhar para os resultados amanhã. Recolhemos muitos dados e acho que foi benéfico para o time. Fizemos tudo que gostaríamos de fazer”.
Renault também levou novidades

Nova asa dianteira da Renault (Acima) e a velha (abaixo).
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
A equipe francesa inaugurou uma nova asa dianteira que deve permanecer nos carros por todo o fim de semana. Os elementos foram totalmente alterados, encurtando as aletas horizontais superiores para permitir que as inferiores ganhassem novos componentes.
Esses componentes ajudam a aumentar a rotação do fluxo de ar e uma curvatura na seção interna da asa orienta o caminho do fluxo de ar. Os elementos superiores receberam extremidades reforçadas e o ponto em que os componentes se fixam à placa de acabamento foi remodelado para gerar mais downforce.
Demais equipes também levaram atualizações.
Mercedes e Red Bull foram as que mais levaram novidades à Suzuka. Os alemães estrearam uma série de novos elementos na lateral de seu carro, buscando direcionar o ar de forma diferente em diversos pontos, ao invés de priorizar uma orientação homogênea.
Enquanto isso, o time de Max Verstappen fez pequenas modificações na porção dianteira do carro e na asa traseira, não ficando claro quais são os benefícios reais das alterações. No entanto, as mudanças parecem ter surtido efeito, pois nessa sexta a equipe foi a que mais se aproximou das flechas de prata, superando a Ferrari.
Veja todas atualizações das equipes para o GP do Japão de F1








































































Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


Sem comprador, McLaren deve fechar equipe da Fórmula E após temporada 2025

F1: McLaren, Sauber e mais equipes trazem atualizações para o GP da Grã-Bretanha

F1: Como Wheatley aplica experiência de sucesso com Red Bull na Sauber


Com Antonelli e brasileiro, quem são os 20 pilotos mais jovens a chegar ao pódio da F1?

WEC: Ferrari AF Corse supera Toyota no fim e vence em Austin

"Não poderia ter sido pior", diz Kubica sobre seu retorno à F1 com a Williams

F1: Sainz dá declaração sincera sobre renúncia do pai na disputa pela presidência da FIA

F1: Vowles renova contrato como chefe de equipe da Williams

F1 - Sainz analisa situação na Williams: "Primeira metade do ano é quase para esquecer"
Últimas notícias

Stock Car anuncia cancelamento da etapa de BH em 2025; entenda

F1 - Ferrari revela erro com Hamilton: "Estávamos completamente cegos"

Costa e Bassani conquistam 5º lugar na abertura do Endurance Challenge da Porsche Cup Brasil em Portugal

Em estreia na Porsche Cup, Reis garante segundo lugar na dupla com Menossi em Portugal
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.