Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Mark Webber dá aula sobre a perda de pressão aerodinâmica

É difícil seguir outro piloto de perto "pelo mesmo motivo pelo qual aviões não decolam um atrás do outro", diz australiano

Webber é perseguido por Vettel

Quantas vezes não vimos durante as corridas um piloto tirando constantemente a diferença em relação ao outro, dando toda a impressão de que vai passar, até que de repente seu carro para de funcionar corretamente? É bem verdade que, em dias de DRS, o efeito da turbulência aerodinâmica é bem menos sentido pelos F-1, mas, como Mark Webber explicou ao TotalRace, segue sendo um grande desafio.

“Isso se sente quando se está a partir de cerca de dois segundos atrás. É algo que vai afetar mais em pistas como Barcelona, com curvas rápidas. É o motivo pelo qual aviões não decolam um atrás do outro, caso contrário perderiam o controle – eles precisam de ar limpo para levantar voo da mesma forma que precisamos de ar limpo para gerar pressão aerodinâmica. O mesmo acontece com corridas de barcos, que precisam de águas sem turbulência.”

O efeito negativo da turbulência é menor com a DRS porque o sistema visa justamente diminuir a resistência ao vento na asa traseira. Isso iguala de certa forma a relação entre os dois carros. Webber, no entanto, lembra que estar em posição de ativar a asa, ou seja, a menos de um segundo do carro que vai à frente, já é difícil o suficiente.

“Para nós, a sensação é de que o carro fica muito mais leve, perde aderência, o que faz com que seja mais difícil chegar próximo de alguém que está com a parte aerodinâmica funcionando com ar limpo. Isso é menos dramático agora que podemos usar a DRS, mas ainda assim é preciso estar em posição de usá-la, o que vimos por várias vezes que é difícil.” 

Artigo anterior Senna revela dificuldade em encontrar janela de performance
Próximo artigo Vettel: "Ultrapassar é possível, mas só com algum risco"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros