Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Bélgica

Mark Webber lidera a encharcada terceira sessão de treinos livres

Aniversariante do dia e com a vaga assegurada para o ano que vem, australiano ficou menos de um décimo à frente de Hamilton

Webber foi menos de um décimo mais rápido que Hamilton

Aniversário, anúncio de renovação e o primeiro lugar na terceira sessão de treinos livres para o GP da Bélgica. Mark Webber vem tendo um dia agitado. Apenas o piloto da Red Bull andou na casa dos 2min08 em uma sessão marcada novamente pela chuva. Bruno Senna foi o nono colocado com a Renault, ficando bem à frente do companheiro Vitaly Petrov; Rubens Barrichello foi o 16º e Felipe Massa andou pouco e terminou o treino em penúltimo.

Se nos primeiros treinos livres a chuva atrapalhou o trabalho das equipes, na terceira sessão, horas antes da classificação, praticamente tornou impossível os F-1 pararem na pista. Com a temperatura despencando em relação a ontem – 14ºC no ambiente e na pista – os pilotos calçaram os pneus para chuva forte para fazerem suas voltas de instalação e andaram com muito cuidado. “É pior do que no Canadá. Pela situação que está parte do circuito, teríamos bandeira vermelha”, Jenson Button relatou via rádio.

Apenas com meia hora para o final da sessão os pilotos começaram a se aventurar. Os primeiros a marcar tempo foram os pilotos da Toro Rosso. Logo depois foi a vez de Sebastian Vettel, todos em tempos similares aos marcados na primeira sessão de livres, sinal da melhora das condições. Logo, Mark Webber tomou a ponta, mas andando no mesmo ritmo de Buemi.

Com 23 minutos para o final da sessão, apenas as McLaren e Michael Schumacher não tinham se aventurado além da volta de instalação.

Paul Di Resta escapou da pista, mas, diferentemente de ontem, consguiu segurar o carro antes de encontrar o muro. Seu companheiro, Adrian Sutil, acabou com o jogo de cadeiras dos pilotos da Red Bull e Toro Rosso e tomou a ponta. O escocês melhorou o tempo do alemão e foi o primeiro a baixar de 2min13.

Nos últimos 15min, os pneus intermediários voltaram à cena, primeiro com Schumacher, que conseguiu o segundo tempo com a nova borracha. Mas foi o tempo de Alguersuari, quase dois segundos mais rápido, que mostrou que o caminho era usar o pneu para chuva mais fraca. Nos 10min finais, a pista ficou congestionada.

Logo em sua quarta volta, Jenson Button marcou o segundo melhor tempo. Vinha melhorando o tempo quando a equipe lhe aconselhou a economizar os pneus. Webber não fez o mesmo e abriu quase um segundo na ponta.

Enquanto isso, as Ferrari eram as únicas a não marcarem tempos. Fernando Alonso e Felipe Massa fizeram várias voltas com passagens pelo pitlane. “Querendo entender o equilíbrio do carro com os intermediários”, de acordo com a Ferrari, o brasileiro fez uma volta cronometrada no finalzinho da sessão, mas sem tempo competitivo.

Com o cronômetro zerado, Lewis Hamilton chegou a marcar o melhor primeiro setor do treino, mas não conseguiu superar o tempo de Webber.

O treino de classificação para o GP da Bélgica está marcado para as 9h (horário de Brasília).

Confira os tempos da terceira sessão de treinos livres:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Mark Webber
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Petrov leva susto, enquanto turma do fundão poupa pneus
Próximo artigo Vettel faz outra pole em treino caótico; Senna é sétimo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros