Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Últimas notícias

Massa: "Parece que a Mercedes cresceu mais"

Brasileiro supera parceiro Alonso, fica em sexto, mas admite que existem três equipes à frente da Ferrari neste fim de semana

Massa foi quase oito décimos melhor que Alonso

Melhor brasileiro e representante mais bem colocado da Ferrari nos treinos desta sexta-feira, Felipe Massa demonstrou tranquilidade com o resultado do primeiro dia de treinos em Istambul.

Logo de cara, Massa afirmou que existe pressão no time italiano, mas isso é algo natural em uma equipe grande. "As equipes com quem competimos são superimportantes e ninguém é bobo. Se não trabalhar direito, fica muito dificil."
 
O vice-campeão de 2008 admite, inclusive, que a Mercedes está um passo à frente, ao lado de McLaren e Red Bull, na ordem de forças deste fim de semana. "Eles podem ter conseguido crescer mais que os outros. É o que eu acho. Olhando, parece que a Mercedes cresceu mais."
 
Por fim, o brasileiro acredita que, após as primeiras avaliações de pneus, do tempo e do traçado turco, a estratégia será um ítem vital na prova deste domingo. "Acredito que poderiam desgastar um pouco mais do que a gente viu, mas a estrategia será superimportante como na China, pois os pneus vão desgastar bastante."
 
Confira os principais tópicos da entrevista acompanhada pelo TotalRace:
 
Mudanças que as atualizações trarão para a Turquia
"Não muda muito. Quando você tem um ótimo carro, depois de algumas voltas já sabe o caminho, como seguir. Acredito que o Vettel, conhecendo ele como piloto, sabendo o carro que ele tem e vendo a diferença que fizeram até agora, não perdeu muita coisa nesses treinos. Amanhã ele vai estar nas primeiras voltas entendendo um pouco como funciona e estará competitivo na classificação como se tivesse feito os treinos normalmente."
 
Pressão e clima na Ferrari
"A cobrança não é só da direção sobre os pilotos ou engenheiros. A cobrança também é dos pilotos para a direção e os engenheiros para melhorar. Trabalhamos na equipe mais famosa e importante que vive sob pressão, vencendo ou não a corrida. Mas a pressão vem de todos os lados, em cima de todos para fazer um trabalho 100%. Só assim você tem um carro para vencer corridas. Competimos com equipes superimportantes e ninguém é bobo. Se não trabalhar direito, fica muito dificil."
 
Red Bull, McLaren e Mercedes, principalmente, um passo à frente
"À frente da Ferrari pode ser. Mas a Mercedes foi a equipe que deu o passo maior. Talvez eles estão usando um escapamento novo, o que dá uma diferença muito grande quando você o experimenta pela primeira vez. Eles podem ter conseguido crescer mais que os outros. É o que eu acho.
 
Comportamento dos pneus
"Existe desgaste, claro. Não tem como ser diferente diante de uma pista como essa, olhando como funciona as curvas, principalmente a oito, com muita força lateral nos pneus. Acredito que poderiam desgastar um pouco mais do que a gente viu, mas a estrategia será superimportante, como na China, pois os pneus vão desgastar bastante."
Artigo anterior Barrichello vê “dentinho de sorriso no fim do túnel”
Próximo artigo Sauber tem sentimentos distintos na Turquia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros