Melhor brasileiro e representante mais bem colocado da Ferrari nos treinos desta sexta-feira, Felipe Massa demonstrou tranquilidade com o resultado do primeiro dia de treinos em Istambul.
Logo de cara, Massa afirmou que existe pressão no time italiano, mas isso é algo natural em uma equipe grande. "As equipes com quem competimos são superimportantes e ninguém é bobo. Se não trabalhar direito, fica muito dificil."
O vice-campeão de 2008 admite, inclusive, que a Mercedes está um passo à frente, ao lado de McLaren e Red Bull, na ordem de forças deste fim de semana. "Eles podem ter conseguido crescer mais que os outros. É o que eu acho. Olhando, parece que a Mercedes cresceu mais."
Por fim, o brasileiro acredita que, após as primeiras avaliações de pneus, do tempo e do traçado turco, a estratégia será um ítem vital na prova deste domingo. "Acredito que poderiam desgastar um pouco mais do que a gente viu, mas a estrategia será superimportante como na China, pois os pneus vão desgastar bastante."
Confira os principais tópicos da entrevista acompanhada pelo TotalRace:
Mudanças que as atualizações trarão para a Turquia
"Não muda muito. Quando você tem um ótimo carro, depois de algumas voltas já sabe o caminho, como seguir. Acredito que o Vettel, conhecendo ele como piloto, sabendo o carro que ele tem e vendo a diferença que fizeram até agora, não perdeu muita coisa nesses treinos. Amanhã ele vai estar nas primeiras voltas entendendo um pouco como funciona e estará competitivo na classificação como se tivesse feito os treinos normalmente."
Pressão e clima na Ferrari
"A cobrança não é só da direção sobre os pilotos ou engenheiros. A cobrança também é dos pilotos para a direção e os engenheiros para melhorar. Trabalhamos na equipe mais famosa e importante que vive sob pressão, vencendo ou não a corrida. Mas a pressão vem de todos os lados, em cima de todos para fazer um trabalho 100%. Só assim você tem um carro para vencer corridas. Competimos com equipes superimportantes e ninguém é bobo. Se não trabalhar direito, fica muito dificil."
Red Bull, McLaren e Mercedes, principalmente, um passo à frente
"À frente da Ferrari pode ser. Mas a Mercedes foi a equipe que deu o passo maior. Talvez eles estão usando um escapamento novo, o que dá uma diferença muito grande quando você o experimenta pela primeira vez. Eles podem ter conseguido crescer mais que os outros. É o que eu acho.
Comportamento dos pneus
"Existe desgaste, claro. Não tem como ser diferente diante de uma pista como essa, olhando como funciona as curvas, principalmente a oito, com muita força lateral nos pneus. Acredito que poderiam desgastar um pouco mais do que a gente viu, mas a estrategia será superimportante, como na China, pois os pneus vão desgastar bastante."