Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Conteúdo especial

Massa tem melhor início de ano desde que conquistou última vitória

Piloto brasileiro soma 74 pontos após nove provas e está a apenas três do companheiro de equipe Bottas, quarto no mundial

Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams FW37 à frente do companheiro de equipe Valtteri Bottas, Williams FW37
Felipe Massa, Scuderia Ferrari, F2008
Felipe Massa, Williams FW37
A Ferrari de Felipe Massa depois do acidente
Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Scuderia Ferrari e Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Felipe Massa, Scuderia Ferrari
Felipe Massa, Scuderia Ferrari e Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams FW37 à frente de Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T

Felipe Massa tem bons motivos para comemorar seu início de temporada em 2015. Desde que foi pela última vez um postulante sério ao título, no ano de 2008, o brasileiro não iniciava um campeonato tão bem. Nas primeiras nove provas de 2015, Massa tem 74 pontos, sete a mais que os 67 que conquistou nas nove corridas iniciais de 2010.

Desde que venceu o GP do Brasil de 2008, última corrida daquela temporada, Massa conquistou poucos resultados expressivos de fato. O brasileiro foi a apenas 12 dos 40 pódios que tem atualmente em sua carreira, chegando a passar quase dois anos sem chegar a um top-3 – entre Coreia do Sul 2010 e Japão 2012.

Foi também neste meio tempo que o piloto sofreu um grave acidente. No GP da Hungria de 2009, durante o Q2 do treino classificatório, a Brawn de Rubens Barrichello perdeu uma mola que, por uma grande infelicidade, acertou Massa na cabeça. Ele teve uma fratura acima do supercílio esquerdo e precisou de uma cirurgia para a inserção de uma placa de titânio no crânio para voltar a correr. 

“Faster than you”

Exatamente um ano depois, no dia 25 de julho de 2010, Massa liderava o GP da Alemanha, em Hockenheim, à frente de seu companheiro de Ferrari Fernando Alonso. No entanto, cedendo a uma pressão do espanhol, que estava na frente no mundial e chegou a reclamar para a equipe que disputar a liderança com Massa era “ridículo”, a Ferrari deu uma ordem para que Felipe o deixasse passar.

Na volta 47 da corrida, o engenheiro responsável pelo carro de Massa, Rob Smedley, mandou uma mensagem que ficou muito conhecida. “Fernando is faster than you. Can you confirm you understood that message?” (Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem?)

Após isso, Massa não conseguiu acompanhar mais o ritmo de Alonso nos anos seguintes, sendo desligado da Ferrari no final de 2013. Felipe assinou com a Williams.

E curiosamente, em sua segunda corrida pela Williams, na Malásia, o brasileiro ouviu uma mensagem idêntica de seu engenheiro Mark Pattinson para que deixasse seu companheiro Bottas passar. Mas Massa não obedeceu ao “Faster than you” de 2014, e finalizou a corrida em sétimo, com o finlandês Valtteri Bottas em oitavo.

Confira o aproveitamento do brasileiro desde 2009:

2015 – 74 pontos
Melhor resultado: 3º (Áustria)

2014 – 30 pontos
Melhor resultado: 4º (Áustria)

2013 – 57 pontos
Melhor resultado: 3º (Espanha)

2012 – 23 pontos
Melhor resultado: 4º (Inglaterra)

2011 – 52 pontos
Melhor resultado: 5º (Malásia, Valência e Inglaterra)

2010 – 67 pontos
Melhor resultado: 2º (Bahrein)

*2009 – 57 pontos
Melhor resultado: 3º (Alemanha)

*Aplicando-se a pontuação atual, já que na época apenas o top-8 pontuava

Artigo anterior Projetista de circuitos, Tilke se defende de críticas “mentirosas”
Próximo artigo Equipes debatem sobre como chegar ao equilíbrio de performance na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros