Max diz que experiência em quadriciclo o ajudou no Brasil
Holandês afirma que prática com veículo e no kart em piso molhado o ajudaram a evitar acidente em Interlagos
Antes de seu brilhante desempenho na pista de Interlagos, que resultou no pódio, Max Verstappen quase viu sua corrida terminar mais cedo, após grande salvada quando estava na segunda posição, à frente de Nico Rosberg.
Falando em um evento da Red Bull em Abu Dhabi, o holandês falou como ele conseguiu se recuperar, além de não se apavorar com a manobra que poderia o deixar de fora da prova.
"Quando eu rodei, apertei os freios e bloqueei as quatro rodas", explicou. "Então, eu deixei o volante reto porque se você virá-lo, você começa a girar."
"Então, quando eu vi que a frente estava deslizando na direção certa, percebi foi a maneira perfeita, mas eu estava chegando na barreira, soltei os freios e as rodas começaram a girar novamente. Eu estava no controle de novo."
"Você precisa da sorte que o carro se mova na direção certa, porque se ele começar a rodar, então você tem um problema."
Verstappen disse que a experiência nos quadriciclos na neve e no kart com piso molhado, tinha lhe ensinado tudo sobre como sair de uma situação como aquela.
"É algo que você aprende ao guiar um quadriciclo na neve ou no kart", explicou. "Você sempre tenta corrigir esses veículos. É algo que tenho feito desde quando eu era muito jovem."
Comparações a Senna
A recuperação brilhante de Verstappen em Interlagos foi comparada às atuações de Ayrton Senna e Michael Schumacher. Mas, apesar dos elogios, o holandês insistiu que não se deixa levar por eles.
"É bom com certeza, mas acho que também é importante ficar muito neutro sobre isso", disse ele. "Foi uma grande corrida, mas já acabou."
"No dia seguinte eu ainda estava muito contente com o desempenho. Foi muito difícil e no final fiquei muito contente de terminar a corrida porque o último setor estava muito difícil de guiar."
Quando perguntado se estava surpreso que outros pilotos não estavam adotando sua tática, buscando a melhor aderência, mesmo no período de Safety Car, Verstappen disse: "eu estava muito feliz que eles não fizeram isso."
"É algo que meu pai me ensinou, mesmo quando você está atrás do carro de segurança ou algo assim e você não pode ir com tudo, você sempre tenta encontrar a aderência, especialmente no molhado."
"Então, para mim, sempre foi muito natural, desde muito jovem tenho feito isso, mesmo na F3."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.