Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
56 dias
06 mai
Próximo evento em
98 dias
20 mai
Próximo evento em
112 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
126 dias
10 jun
Próximo evento em
133 dias
24 jun
Próximo evento em
147 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
154 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
168 dias
29 jul
Próximo evento em
182 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
210 dias
02 set
Próximo evento em
217 dias
09 set
Próximo evento em
224 dias
23 set
Próximo evento em
238 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
245 dias
07 out
Próximo evento em
252 dias
21 out
Próximo evento em
266 dias
28 out
Próximo evento em
273 dias
05 nov
Próximo evento em
281 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
294 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
309 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
318 dias

Memória: o dia em que Montoya chocou a F1 e Schumacher no Brasil

compartilhar
comentários
Memória: o dia em que Montoya chocou a F1 e Schumacher no Brasil
Por:

Há exatos 19 anos, o colombiano derrotava alemão ‘moralmente’ no que parecia o início de mudança de rumos na F1

As primeiras corridas da temporada 2001 da Fórmula 1 prenunciaram o que seria a era de domínio de Michael Schumacher e Ferrari. Depois de derrotar Mika Hakkinen, da McLaren, em 2000, o alemão passou a tomar conta do esporte por mais quatro temporadas.

Leia também:

Schumacher conquistou a pole em Interlagos, a terceira corrida da temporada, depois de vitórias na Austrália e Malásia. O principal rival, Hakkinen, ficou em terceiro, ficando entre as duas BMW Williams, do irmão de Michael, Ralf, e do novato Juan Pablo Montoya.

O colombiano Montoya havia sido recrutado pela Williams, vindo da equipe Chip Ganassi Racing, depois de conquistar o título da CART em 1999 e as 500 Milhas de Indianápolis no ano posterior, em 2000. Veja as principais vitórias da carreira do piloto abaixo:

1999 Long Beach - CART

1999 Long Beach - CART
1/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.

1999 Nazareth - CART

1999 Nazareth - CART
2/31

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.

1999 Rio de Janeiro - CART

1999 Rio de Janeiro - CART
3/31

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.

1999 Cleveland - CART

1999 Cleveland - CART
4/31

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.

1999 Mid-Ohio - CART

1999 Mid-Ohio - CART
5/31

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.

1999 Chicago - CART

1999 Chicago - CART
6/31

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.

1999 Vancouver - CART

1999 Vancouver - CART
7/31

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Chip Ganassi Racing. Reynard 99i, Honda V8T.

2000 Indy 500 - IndyCar

2000 Indy 500 - IndyCar
8/31

Foto de: IndyCar Series

Chip Ganassi Racing. G-Force GF05, Oldsmobile V8.

2000 Milwaukee - CART

2000 Milwaukee - CART
9/31

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Chip Ganassi Racing. Lola B2k/00, Toyota V8.

2000 Michigan 500 - CART

2000 Michigan 500 - CART
10/31

Foto de: Robert Kurtycz

Chip Ganassi Racing. Lola B2k/00, Toyota V8.

2000 Gateway - CART

2000 Gateway - CART
11/31

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Chip Ganassi Racing. Lola B2k/00, Toyota V8.

2001 Itália - F1

2001 Itália - F1
12/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Williams FW23, BMW 3.0 V10. Started:

2003 Mônaco - F1

2003 Mônaco - F1
13/31

Foto de: BMW AG

Williams FW25, BMW 3.0 V10.

2003 Alemanha - F1

2003 Alemanha - F1
14/31

Foto de: BMW AG

Williams FW25, BMW 3.0 V10.

2004 Brasil - F1

2004 Brasil - F1
15/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

Williams FW26, BMW 3.0 V10.

2005 Grã-Bretanha - F1

2005 Grã-Bretanha - F1
16/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

McLaren MP4-20, Mercedes 3.0 V10.

2005 Itália - F1

2005 Itália - F1
17/31

Foto de: Sutton Motorsport Images

McLaren MP4-20, Mercedes 3.0 V10.

2005 Brasil - F1

2005 Brasil - F1
18/31

Foto de: McLaren

McLaren MP4-20, Mercedes 3.0 V10.

2007 Daytona 24

2007 Daytona 24
19/31

Foto de: Earl Ma

Chip Ganassi. Riley Mk XI, Lexus 5.0 L V8.

2007 Mexico 200 - NASCAR Nationwide

2007 Mexico 200 - NASCAR Nationwide
20/31

Foto de: Getty Images

Chip Ganassi Racing. Dodge, Dodge.

2007 Toyota/Save Mart 350 (Sonoma) - NASCAR Cup

2007 Toyota/Save Mart 350 (Sonoma) - NASCAR Cup
21/31

Foto de: Todd Corzett

Chip Ganassi Racing. Dodge, Dodge.

2008 Daytona 24

2008 Daytona 24
22/31

Foto de: Eric Gilbert

Chip Ganassi. Riley Mk XI, Lexus 5.0 L V8.

2010 Watkins Glen - NASCAR Cup

2010 Watkins Glen - NASCAR Cup
23/31

Foto de: Adriano Manocchia

Earnhardt Ganassi Racing. Chevrolet, Chevrolet.

2013 Daytona 24

2013 Daytona 24
24/31

Foto de: Eric Gilbert

Chip Ganassi Racing. Riley Mk. XXVI, BMW 5.0L V8.

2014 Pocono - IndyCar

2014 Pocono - IndyCar
25/31

Foto de: Chris Jones

Team Penske. Dallara DW12, Chevrolet.

2015 St Petersburg - IndyCar

2015 St Petersburg - IndyCar
26/31

Foto de: Jose Mario Dias

Team Penske. Dallara DW12, Chevrolet.

2015 Indy 500 - IndyCar

2015 Indy 500 - IndyCar
27/31

Foto de: IndyCar Series

Team Penske. Dallara DW12, Chevrolet.

2016 St. Petersburg - IndyCar

2016 St. Petersburg - IndyCar
28/31

Foto de: Art Fleischmann

Team Penske. Dallara DW12, Chevrolet.

2019 Mid-Ohio - IMSA

2019 Mid-Ohio - IMSA
29/31

Foto de: Art Fleischmann

Acura Team Penske. Acura ARX-05, Acura 3.5 V6T.

2019 Detroit - IMSA

2019 Detroit - IMSA
30/31

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Acura Team Penske. Acura ARX-05, Acura 3.5 V6T.

2019 Laguna Seca - IMSA

2019 Laguna Seca - IMSA
31/31

Foto de: Art Fleischmann

Acura Team Penske. Acura ARX-05, Acura 3.5 V6T.

Uma mudança da Indy para a F1 é raridade atualmente, mas naquela época o chefe da Williams, Frank Williams, tinha boa experiência nisso. Em 1996, trouxe Jacques Villeneuve após uma trajetória semelhante nos Estados Unidos, levando o canadense ao campeonato mundial de 1997.

Montoya, então com 25 anos, havia se mostrado promissor, apesar de abandonar as duas primeiras corridas em 2001, mas o mundo teve que esperar até a terceira etapa, no Brasil, para testemunhar o talento do colombiano.

Um novo desafiante

Montoya subiu do quarto para o segundo lugar logo no início, passando pelo companheiro de equipe Ralf, e Hakkinen, que ficou pelo grid. Após uma intervenção com carro de segurança para recuperar a McLaren, Montoya se viu logo atrás de Schumacher na relargada.

Por muito tempo, Montoya produziu um incrível controle do carro – freando extremamente tarde na linha interna suja, para abrir caminho contra o então tricampeão mundial. A multidão foi à loucura, um novo desafiante havia chegado.

Não foi apenas a superação em si que causou um choque ao sistema de Fórmula 1, mas, principalmente, a maneira como isso aconteceu. Montoya não mostrou medo ou reverência pelo campeão do mundo, mas obrigou Schumacher a pisar a grama na saída do S do Senna.

Em uma época em que muitos temiam que Schumacher fosse imparável, um novato havia mexido com tudo e trouxe um vislumbre de esperança.

Montoya acumulou vantagem de 30 segundos sobre Schumacher na metade da prova até encontrar a Arrows de Jos Verstappen. O holandês obedientemente deixou o líder passar, mas depois bateu na traseira da Williams na curva 4.

"Ele freou muito cedo e foi isso, eu não pude evitá-lo", disse Verstappen na época, antes de receber uma multa pelo incidente. "Sinto muito por ele, porque ele liderava a corrida."

Enquanto o incidente tirou a vitória de Montoya, uma chuva repentina significou que o drama estava longe de terminar em Interlagos. Em uma pista que estava secando, Schumacher recorreu a pneus intermediários novos, permitindo que Coulthard diminuísse a diferença.

Faltando 22 voltas, Coulthard assumiu o comando, ultrapassando Schumacher, enquanto o despretensioso Tarso Marques estava entre eles com sua Minardi.

Depois de mais uma falha de Schumacher, que parecia ter dificuldades em um cenário seco, Coulthard levou a vitória com 16 segundos de vantagem. Nick Heidfeld, da Sauber, conquistou um pódio em uma das corridas mais memoráveis ​​da história.

No entanto, foi a ousadia de Montoya em Schumacher que foi o assunto do paddock. Uma mistura de problemas de confiabilidade e erros de pilotos impediu o colombiano de vencer até a 15ª corrida na Itália. O fato de Montoya ter conseguido sua primeira de sete vitórias na frente dos tifosi reafirmou seu status como o novo desafiante de Schumacher.

Montoya nunca chegou lá, mas sua velocidade e temperamento deram ao ambiente da Fórmula 1 um choque muito necessário para o sistema. O GP do Brasil em 2001 foi a corrida que começou tudo.

Confira as melhores imagens do GP do Brasil de 2001

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
1/20

Foto de: LAT Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
2/20

Foto de: Sergio Sanderson

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
3/20

Foto de: LAT Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
4/20

Foto de: LAT Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
5/20

Foto de: James Bearne

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
6/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
7/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
8/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
9/20

Foto de: Sergio Sanderson

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
10/20

Foto de: LAT Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
11/20

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
12/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
13/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
14/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
15/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
16/20

Foto de: Sergio Sanderson

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
17/20

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
18/20

Foto de: Sergio Sanderson

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
19/20

Foto de: Ferrari Media Center

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures

The 2001 Brazilian Grand Prix in pictures
20/20

Foto de: LAT Images

Veja como a Ferrari se inspirou no sistema de direção da Mercedes

Artigo anterior

Veja como a Ferrari se inspirou no sistema de direção da Mercedes

Próximo artigo

Aston confirma volta à F1 com investimento bilionário de Stroll

Aston confirma volta à F1 com investimento bilionário de Stroll
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Filip Cleeren