Últimas notícias

Mercedes cobra FIA sobre uso de túnel de vento por Ferrari

Equipe alemã escreveu para comissários da Federação de Automobilismo cobrando esclarecimentos sobre uso de túnel de vento por parte da Ferrari e sobre parceria entre time italiano e a Haas; FIA esclarecerá assunto antes de prova em Yas Marina

Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W06
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W06 in the pits
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W06
Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal and Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director in the FIA Press Conference
Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal in the FIA Press Conference
Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06

A Mercedes dominou a temporada 2015 da Fórmula 1, mas nem por isso deixa de ficar atenta aos passos dos adversários. Em Abu Dhabi, a equipe alemã enviou uma carta aos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) buscando esclarecimentos sobre o uso do túnel de vento por parte da Ferrari.

Mais cedo na temporada, os rivais da equipe de Maranello questionaram como a Ferrari foi capaz de introduzir tantos avanços no GP da Espanha apesar das restrições de uso do túnel de vento e dos sistemas CFD (computational fluid dynamics - dinâmica dos fluidos computacional, em português).

Houve quem sugerisse que o time italiano estaria usando um segundo túnel de vento através da parceria técnica com a Haas, que estreia na F1 em 2016 - com pacote técnico da Ferrari. Além disso, as partes teriam compartilhado conhecimento, funcionários e partes dos carros.

Isto gerou uma investigação oficial por parte da FIA, que foi até Maranello mas não encontrou nada de errado. Toto Wolff, chefe da Mercedes, negou que o protesto tenha sido uma reclamação direcionada à Ferrari. Segundo o dirigente, o time germânico apenas quer respostas sobre o que é ou não permitido fazer neste sentido.

“É apenas um pedido de esclarecimento, não estamos acusando nenhuma equipe de nada. Queremos respostas que não nos foram dadas de maneira totalmente esclarecedora pela FIA anteriormente. Creio que isso servirá para todos saberem o que realmente pode ser feito", disse.

Sendo direcionada à Ferrari ou não, fato é que a manifestação da Mercedes fez a FIA se mexer. A entidade abriu espaço para outros times enviarem suas respectivas questões e emitiu nota dizendo que os comissários da categoria emitirão um parecer sobre o tema antes do GP de Abu Dhabi.

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Ferrari
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Tranquilo, Rosberg lidera último treino livre de 2015
Próximo artigo Imbatível, Rosberg crava sexta pole seguida; Massa é 8º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros