Chefe da Mercedes diz o que a equipe deve fazer para ficar na F1
Toto Wolff crê que a diminuição dos custos da controladora da marca na F1 será determinante "a longo prazo"
The Mercedes trophy delegate and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 1st position, on the podium
Zak Mauger / Motorsport Images
A Mercedes ficará na Fórmula 1 "a longo prazo" se puder reduzir a contribuição da controladora Daimler, de acordo com o chefe da equipe, Toto Wolff. No início deste ano, as contas da Mercedes, documentando seus gastos em 2018, revelaram uma contribuição líquida da Daimler de menos de £ 40 milhões, com o prêmio em dinheiro da F1 e o patrocínio à frente da maior parte de seu orçamento.
A Mercedes não mostrou sinais de querer sair da F1 após a próxima temporada, apesar das especulações que a associam a uma saída do campeonato mundial antes do próximo conjunto de regulamentos.
O pessoal sênior da Daimler esteve presente no final da temporada em Abu Dhabi no fim de semana passado, com a integrante do conselho Britta Seeger recebendo o troféu de construtores no pódio.
Wolff acredita que o valor que a Mercedes obtém do seu programa de F1, que conquistou os últimos seis títulos de pilotos e construtores, é um fator importante em suas pretensões de continuar, mas parou de dizer que houve garantias sobre o futuro.
"Eu sou o responsável pelas atividades de corrida", disse Wolff. “Mas também sou o primeiro a reconhecer que os tempos na indústria automobilística estão mudando e que todas as atividades precisam ser observadas”.
“A Fórmula 1 e o automobilismo geralmente são atividades que acreditamos que fazem parte do nosso DNA principal. O primeiro Mercedes de todos os tempos era um carro de corrida”, seguiu.
“Acho que precisamos nos tornar mais eficientes. Precisamos fornecer um projeto comercial sólido. Precisamos reduzir a contribuição da Daimler em nosso exercício e, se conseguirmos isso, estaremos na Fórmula 1 a longo prazo”.
A equipe de F1 da Mercedes foi revivida em 2010, 55 anos após sua entrada inicial, mas levou até 2012 para vencer novamente.
A Mercedes terminou em segundo no campeonato de construtores em 2013, mas seu maior passo ocorreu um ano depois, quando passou para os motores turbo-híbridos V6 e iniciou um período de dominação sem precedentes.
A equipe já conquistou 12 títulos e 93 corridas, obteve mais de 100 pole positions e conquistou quase 200 pódios desde 2010.
"A F1 representa um dos melhores retornos sobre investimentos em todo o grupo Daimler", disse Wolff. “Estamos gerando mais de um bilhão em retorno. E no final, é tudo da marca. Acho que o que estamos fazendo é um ótimo entretenimento, mas também é tecnologia. São os motores híbridos mais eficientes e dão à marca uma imagem esportiva”.
“Desde que começamos nossa jornada de sucesso em 2014, participamos da criação de uma imagem diferente da Mercedes. É claro que os carros de passeio, o estilo e a tecnologia são a parte mais relevante, mas acho que a conquista da Fórmula 1 adicionou nossa pequena contribuição para mudar a maneira como a marca está sendo percebida. E é por isso que os membros do conselho estão aqui, é positivo para a Daimler”.
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2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
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