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Chefe da Mercedes diz o que a equipe deve fazer para ficar na F1

Toto Wolff crê que a diminuição dos custos da controladora da marca na F1 será determinante "a longo prazo"

The Mercedes trophy delegate and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 1st position, on the podium

A Mercedes ficará na Fórmula 1 "a longo prazo" se puder reduzir a contribuição da controladora Daimler, de acordo com o chefe da equipe, Toto Wolff. No início deste ano, as contas da Mercedes, documentando seus gastos em 2018, revelaram uma contribuição líquida da Daimler de menos de £ 40 milhões, com o prêmio em dinheiro da F1 e o patrocínio à frente da maior parte de seu orçamento.

A Mercedes não mostrou sinais de querer sair da F1 após a próxima temporada, apesar das especulações que a associam a uma saída do campeonato mundial antes do próximo conjunto de regulamentos.

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O pessoal sênior da Daimler esteve presente no final da temporada em Abu Dhabi no fim de semana passado, com a integrante do conselho Britta Seeger recebendo o troféu de construtores no pódio.

Wolff acredita que o valor que a Mercedes obtém do seu programa de F1, que conquistou os últimos seis títulos de pilotos e construtores, é um fator importante em suas pretensões de continuar, mas parou de dizer que houve garantias sobre o futuro.

"Eu sou o responsável pelas atividades de corrida", disse Wolff. “Mas também sou o primeiro a reconhecer que os tempos na indústria automobilística estão mudando e que todas as atividades precisam ser observadas”.

“A Fórmula 1 e o automobilismo geralmente são atividades que acreditamos que fazem parte do nosso DNA principal. O primeiro Mercedes de todos os tempos era um carro de corrida”, seguiu.

“Acho que precisamos nos tornar mais eficientes. Precisamos fornecer um projeto comercial sólido. Precisamos reduzir a contribuição da Daimler em nosso exercício e, se conseguirmos isso, estaremos na Fórmula 1 a longo prazo”.

A equipe de F1 da Mercedes foi revivida em 2010, 55 anos após sua entrada inicial, mas levou até 2012 para vencer novamente.

A Mercedes terminou em segundo no campeonato de construtores em 2013, mas seu maior passo ocorreu um ano depois, quando passou para os motores turbo-híbridos V6 e iniciou um período de dominação sem precedentes.

A equipe já conquistou 12 títulos e 93 corridas, obteve mais de 100 pole positions e conquistou quase 200 pódios desde 2010.

"A F1 representa um dos melhores retornos sobre investimentos em todo o grupo Daimler", disse Wolff. “Estamos gerando mais de um bilhão em retorno. E no final, é tudo da marca. Acho que o que estamos fazendo é um ótimo entretenimento, mas também é tecnologia. São os motores híbridos mais eficientes e dão à marca uma imagem esportiva”.

“Desde que começamos nossa jornada de sucesso em 2014, participamos da criação de uma imagem diferente da Mercedes. É claro que os carros de passeio, o estilo e a tecnologia são a parte mais relevante, mas acho que a conquista da Fórmula 1 adicionou nossa pequena contribuição para mudar a maneira como a marca está sendo percebida. E é por isso que os membros do conselho estão aqui, é positivo para a Daimler”.

Entenda 10 razões para acreditar que Hamilton pode trocar Mercedes por Ferrari

1 - Futuro da Mercedes no mundial. A era híbrida da F1 teve apenas um grande nome: Mercedes. Todos os títulos de construtores e pilotos foram vencidos pela equipe alemã, mas o novo regulamento técnico e esportivo de 2021 poderá mudar a geografia das melhores equipes da F1.
A fabricante alemã também já está com um olho mais atento ao mercado elétrico, com uma equipe na Fórmula E, além de ainda não cravar que permanecerá no grid após 2021.
2 - A ‘rádio paddock’ também fala de um certo distanciamento de Toto Wolff da fábrica, sendo até vinculado a um novo papel dentro da F1.
Hamilton já declarou que quer estar sempre próximo ao chefão, mas se a separação for inevitável, nada poderá segurá-lo na Mercedes.
3 - Wolff também não cravou que Hamilton permanecerá no time, com “25% de chances” dele mudar de equipe...
... e não vendo problemas em Hamilton conversar com dirigentes da equipe de Maranello.
4 - Hamilton foi visto algumas vezes conversando com um dos homens fortes da Ferrari, John Elkann...
... o que deixou a mídia italiana alerta, aumentando a expectativa de uma possível mudança.
5 - Motivação: A tendência é que em 2020 a Mercedes se mantenha na frente e que Hamilton conquiste o sétimo título mundial, igualando o número de títulos e certamente quebrando recorde de vitórias de Schumacher.
O ano de 2021 seria um dos últimos de Hamilton na F1 e para deixar seu nome ainda mais sólido na história, ele poderia ver uma chance de conseguir o octa mundial na casa em que Michael Schumacher foi mais vitorioso.
6 - Para sacramentar, seria um título por uma terceira equipe diferente e com um motor não sendo da Mercedes, pela primeira vez.
7 - Caso a negociação entre Hamilton e Mercedes se arraste, a pressão dos italianos poderá aumentar sobre a escuderia, com a continuidade da má fase de Sebastian Vettel.
Em 2020, o alemão também encara seu último ano de contrato com a Ferrari, deixando as portas abertas ao inglês.
8 - Fator Max: O mercado para 2021 promete ser quente. Além de Hamilton e Vettel, Max Verstappen também terá seu último ano de contrato com a Red Bull e já teve seu nome ligado à Mercedes algumas vezes em 2019.
Com a suposta saída de Hamilton, as Flechas de Prata continuaria contando com um dos nomes mais fortes do grid, em matéria de talento.
9 - Mick Schumacher: o filho de Michael Schumacher pode ser um fator. O alemão, que competirá na F2 em 2020, é nome certo para o futuro na Ferrari.
... mas certamente a equipe de Maranello não o colocará diretamente na equipe principal, podendo ‘experimentá-lo’ por uma ou duas temporadas na Alfa Romeo, assim como fez com Charles Leclerc.
10 - Na terra da moda: Tendo que passar mais tempo na Itália, o novo ambiente também poderá favorecer alguns compromissos que Hamilton tem no mundo da moda, facilitando a logística da já agitada vida fora das pistas do inglês.
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2020 em foco:

Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:

 

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