Últimas notícias

Hamilton elege 2019 sua melhor temporada na F1; entenda o porquê

Depois de conquistar mais um título da F1, piloto faz uma análise de seu desempenho no ano

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Hexacampeão da Fórmula 1, o piloto britânico Lewis Hamilton, da equipe Mercedes, elegeu a temporada 2019 como a melhor de toda a sua carreira na categoria máxima do automobilismo mundial.

O competidor de 34 anos conquistou seu sexto título na elite do esporte a motor justamente neste ano, de modo que o representante das ‘Flechas de Prata’ pode igualar o número recorde de campeonatos do alemão Michael Schumacher, heptacampeão da F1, já em 2020.

Leia também:

Entretanto, Hamilton destaca que o começo da temporada 2019 foi complicado, ainda que a escuderia germânica tenha assumido a ponta das tabelas de pilotos e de construtores de forma imediata no princípio do campeonato.

Segundo o britânico, as coisas inicialmente foram difíceis com o Mercedes W10, monoposto construído pelo time alemão para as disputas deste ano na F1. "Quando começamos a temporada, nosso carro era realmente difícil de guiar", disse o hexacampeão.

"Não foi tão bom nos testes de pré-temporada. Não conseguimos fazê-lo funcionar até o último dia. E então fomos para a primeira corrida e já estávamos obtendo ótimos resultados”, relatou Hamilton.

A superação dos desafios, portanto, faz com que o britânico eleja 2019 como a melhor temporada de sua já extensa trajetória no automobilismo. "Foi um bom ano. Eu diria que foi o melhor ano em toda a minha carreira", afirmou o piloto da Mercedes.

Questionado pelo Motorsport.com sobre quais foram os fatores que fizeram de 2019 seu melhor campeonato de todos, Hamilton respondeu: "Eu diria que ter mais influências externas. Acho que foi isso que realmente fez deste ano o melhor”.

"Acho que a temporada como um todo foi tão forte quanto a anterior. Nossa qualificação não foi tão forte este ano, mas eu estava entre os três primeiros com bastante frequência e dividi as Ferraris quando de repente elas tinham 30cv a mais que todos”.

Porém, 2019 também foi um ano de dores para Hamilton, que viu de perto as mortes de Charlie Whiting, diretor de provas da FIA, Niki Lauda, tricampeão da F1 e diretor não-executivo da Mercedes, e Anthoine Hubert, piloto da Fórmula 2.

"São muitas pessoas que perdemos, por isso tem sido uma montanha-russa emocional. Desde a primeira corrida, até Mônaco e Spa”, comentou o hexacampeão, mencionando as etapas que marcaram os falecimentos mais lamentados no automobilismo internacional neste ano.

Entenda 10 razões para acreditar que Hamilton pode trocar Mercedes por Ferrari

1 - Futuro da Mercedes no mundial. A era híbrida da F1 teve apenas um grande nome: Mercedes. Todos os títulos de construtores e pilotos foram vencidos pela equipe alemã, mas o novo regulamento técnico e esportivo de 2021 poderá mudar a geografia das melhores equipes da F1.
A fabricante alemã também já está com um olho mais atento ao mercado elétrico, com uma equipe na Fórmula E, além de ainda não cravar que permanecerá no grid após 2021.
2 - A ‘rádio paddock’ também fala de um certo distanciamento de Toto Wolff da fábrica, sendo até vinculado a um novo papel dentro da F1.
Hamilton já declarou que quer estar sempre próximo ao chefão, mas se a separação for inevitável, nada poderá segurá-lo na Mercedes.
3 - Wolff também não cravou que Hamilton permanecerá no time, com “25% de chances” dele mudar de equipe...
... e não vendo problemas em Hamilton conversar com dirigentes da equipe de Maranello.
4 - Hamilton foi visto algumas vezes conversando com um dos homens fortes da Ferrari, John Elkann...
... o que deixou a mídia italiana alerta, aumentando a expectativa de uma possível mudança.
5 - Motivação: A tendência é que em 2020 a Mercedes se mantenha na frente e que Hamilton conquiste o sétimo título mundial, igualando o número de títulos e certamente quebrando recorde de vitórias de Schumacher.
O ano de 2021 seria um dos últimos de Hamilton na F1 e para deixar seu nome ainda mais sólido na história, ele poderia ver uma chance de conseguir o octa mundial na casa em que Michael Schumacher foi mais vitorioso.
6 - Para sacramentar, seria um título por uma terceira equipe diferente e com um motor não sendo da Mercedes, pela primeira vez.
7 - Caso a negociação entre Hamilton e Mercedes se arraste, a pressão dos italianos poderá aumentar sobre a escuderia, com a continuidade da má fase de Sebastian Vettel.
Em 2020, o alemão também encara seu último ano de contrato com a Ferrari, deixando as portas abertas ao inglês.
8 - Fator Max: O mercado para 2021 promete ser quente. Além de Hamilton e Vettel, Max Verstappen também terá seu último ano de contrato com a Red Bull e já teve seu nome ligado à Mercedes algumas vezes em 2019.
Com a suposta saída de Hamilton, as Flechas de Prata continuaria contando com um dos nomes mais fortes do grid, em matéria de talento.
9 - Mick Schumacher: o filho de Michael Schumacher pode ser um fator. O alemão, que competirá na F2 em 2020, é nome certo para o futuro na Ferrari.
... mas certamente a equipe de Maranello não o colocará diretamente na equipe principal, podendo ‘experimentá-lo’ por uma ou duas temporadas na Alfa Romeo, assim como fez com Charles Leclerc.
10 - Na terra da moda: Tendo que passar mais tempo na Itália, o novo ambiente também poderá favorecer alguns compromissos que Hamilton tem no mundo da moda, facilitando a logística da já agitada vida fora das pistas do inglês.
18

2020 em foco:

Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da Mercedes diz o que a equipe deve fazer para ficar na F1
Próximo artigo F1: Com a Mercedes, Russell testa pneus de 18 polegadas de 2021

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil