Mercedes: Ferrari teve mérito em questão de túnel de vento
Equipe alemã "tira o chapéu" para Ferrari, considerando que time italiano interpretou regulamento e se deu bem a utilizar túnel de vento da Haas
Após receber uma carta da Mercedes, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) impôs novas restrições quanto ao uso do túnel de vento e do trabalho nos sistemas de CFD.
Tudo teve origem na preocupação com a Ferrari, que se beneficiou dos laços estreitos com a Haas e utilizou as estruturas da equipe que estreia na temporada 2016 da F1 - "driblando", desta forma, os limites impostos pelo regulamento. Embora tenha deixado claro que a Ferrari não infringiu as regras, a FIA endureceu os limites, o que deve fazer com que esse tipo de colaboração seja diferente no futuro.
A Mercedes ficou satisfeita ao descobrir que não houve trapaça, mas Toto Wolff, chefe da equipe alemã, suspeita que tenha a Ferrari tenha interpretado as regras em proveito próprio.
"Não creio que Ferrari e Haas tenham operado fora das regras, eles as interpretaram e foram espertos. Nossa intenção não foi esclarecer uma situação do passado, apenas deixar tudo claro para o futuro, especialmente para nós. E, do jeito que fizemos os questionamentos, para que todos pudessem ter uma noção exata sobre o tema", disse.
When asked by Motorsport.com if he believed Ferrari had gained an advantage through what it did, Wolff said: "Eu não sei, mas este é um esporte baseado em ganhar vantagem. Se eles ganharam vantagem ao interpretar as regras como eles fizeram, só podemos tirar o chapéu para eles, pois eles merecem", afirmou.
Tudo esclarecido
Wolff disse ainda que a Mercedes avaliou a ideia de construir uma parceria com outras equipes para fazer o mesmo que Ferrari e Haas fizeram. No entanto, ele ficou satisfeito com o fato de esclarecer que tal colaboração descumpriria as regras.
"Pedimos esclarecimentos à FIA sobre o que poderíamos fazer no futuro. Procuramos parcerias com algumas de nossas equipes clientes com o objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento aerodinâmico, mas não estivemos certos disso", disse.
"As regras eram um tanto quanto vagas e ambíguas em alguns pontos, por isso pedimos para sermos orientados, assim todas as equipes terão uma comunicação transparente e aberta, supervisionada pela FIA. Estou contente com o resultado, pois a decisão dos comissários nos deu clareza, o que era o principal objetivo de nossos questionamentos", completou.
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