Mercedes pode enfrentar dilema em nova atualização de motor
Toto Wolff, chefe do time alemão, reconhece que se houver uma atualização de motor até o fim do ano, equipe pode enfrentar uma situação em que Nico Rosberg pode receber a novidade e Lewis Hamilton seguir com versão antiga
A Mercedes pode se colocar em uma situação complicada em relação aos motores nas próximas etapas da temporada 2016 da Fórmula 1. No final de semana do GP da Bélgica, o time alemão introduziu uma versão atualizada da unidade de potência, gastando cinco tokens de desenvolvimento.
Lewis Hamilton, que já estava no limite e não poderia evitar punições, aproveitou para estocar três unidades atualizadas, o que permitirá ao britânico chegar ao final do campeonato sem sofrer punições. Já Nico Rosberg tem apenas uma unidade atualizada, mas o germânico pode obter mais um motor até o fim do ano sem sofrer punição.
Levando-se em conta que a Mercedes ainda possui cinco tokens para utilizar até o fim do campeonato, existe a possibilidade de que o quinto motor de Rosberg seja uma nova versão do propulsor alemão - o que, em teoria, pode dar ao vice-líder do campeonato uma vantagem sobre Hamilton, que certamente não vai querer sofrer novas punições para obter uma versão atualizada.
"Se encontrarmos uma nova atualização, ela estará disponível apenas para Nico. É complicado, mas corridas são assim. Em uma temporada, as coisas podem ir a seu favor e, na seguinte, podem ir contra você. A esta altura, ainda não sabemos quando teremos um ganho de performance que justifique a atualização", disse Toto Wolff, chefe da Mercedes, ao Motorsport.com.
Wolff confirmou, entretanto, que se a Mercedes encontrar avanços, eles serão disponibilizados para Rosberg. "Provavelmente daremos isso a ele, é assim que as coisas funcionam. Se encontrarmos mais performance será algo que ajudará Lewis no próximo ano também.
O próprio Hamilton aceitou o fato de que se uma atualização surgir, o cenário será favorável a Rosberg. "Eles estão constantemente desenvolvendo os motores. Existe a possibilidade de surgir uma atualização ainda neste ano e não poderei tê-la. Terei que lidar com os motores que tenho, não posso ter novos propulsores", disse o líder do campeonato.
No momento, Hamilton tem uma unidade de potência a mais à disposição do que Rosberg, mas Wolff descarta qualquer tipo de vantagem para o britânico caso não haja atualização da Mercedes até o fim do campeonato.
"Creio que é possível terminar esta temporada com duas unidades de potência. Então não acredito que Lewis tenha uma vantagem significativa no momento - isso só dá alguma margem em caso de algum novo problema", afirmou.
"Lewis teve uma série de azares e acabou chegando a esta situação. Talvez ter mais motores à disposição agora seja uma pequena compensação, mas não há lucro quando você larga no fim do grid", completou Wolff.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.